Entenda melhor qual a importância da atividade física para a saúde e saiba como começar a fazer exercícios físicos de maneira mais fácil.

A rotina, o cansaço, o estresse e a preguiça estão entre os principais inimigos de quem deseja começar a fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.

E para driblar essas dificuldades, é muito importante entender que a disciplina e a automotivação são maneiras importantes de persistir e perceber que todo o esforço vale a pena.

Seja praticando atividades físicas mais elaboradas em academias, ou esportes simples, como caminhadas e corridas ao ar livre, o importante é ter clareza dos principais objetivos pessoais, evitando até mesmo se deixar se enganar por fake news sobre resultados milagrosos.

Para entender bem como adotar um novo estilo de vida e se afastar de vez dos perigos do sedentarismo, confira nossas dicas abaixo!

A avaliação médica é importante antes de começar a praticar exercícios físicos

Se faz algum tempo que você já sabe o que é sedentarismo e se acostumou com essa condição, provavelmente percebeu, ainda que sutilmente, pequenos problemas físicos que surgiram com o passar de tempo.

Para evitar que ao começar a praticar exercícios você passe por contusões musculares, é imprescindível passar por um check-up da saúde.

Indicações médicas sobre as condições musculares, ósseas, de peso corporal e cardiovascular, deverão ser cuidadosamente analisadas antes de começar para valer os exercícios físicos que você escolheu.

Essas observações são mais importantes do que você imagina, pois, servirão como guia para o seu futuro educador físico nas instruções para ajudar em sua evolução física.

Falar com educadores físicos é importante para começar exercícios

Recebeu o sinal verde do seu médico? Ótimo. Mas ainda não é hora de sair se exercitando. Você também precisa das orientações de um educador físico.

É esse profissional quem irá direcionar quais etapas você deve seguir para evoluir dentro do esporte ou atividade escolhida, além de orientar questões importantes, como postura, frequência, ritmo e equipamentos.

Seguindo as indicações corretas, você perceberá, já a curto prazo, a importância da atividade física para a sua saúde, além de ficar mais próximo de alcançar seus objetivos pessoais, como perder peso, diminuir o estresse ou até mesmo se tornar um atleta de alto nível.

Planejar os exercícios físicos faz toda a diferença para começar de vez

A prática de exercícios físicos traz muitos benefícios para a saúde, como diminuir os riscos de câncer, diabetes, Alzheimer e Parkinson, ajudar em condições neurais e psicológicas, melhorar a memória, a velocidade de raciocínio, a autoestima e o humor. Portanto, nada melhor do que começar quanto antes.

Entre as dicas para começar a fazer exercícios físicos estão coisas muito simples, como:

  •  Estabelecer um cronograma com os principais horários e dias que deseja se exercitar;
  • Pegar dicas com amigos ou profissionais mais experientes, como o educador físico Márcio Atalla;
  • Separar as roupas, calçados e acessórios necessários para fazer a atividade física escolhida;
  • E, principalmente, seguir em frente para superar a preguiça ou a falta de tempo.

 

Com o passar dos dias, você vai perceber o quanto adotar esses novos hábitos saudáveis farão bem à sua rotina não só de imediato, como por toda a sua vida. Vale a pena insistir. 😉

Quer ficar por dentro de muito mais dicas sobre cuidados preventivos para a saúde e bem-estar? Continue acompanhando as páginas da D’Or Consultoria!