Saiba como um plano de saúde funciona e como contratar esse serviço para proteger sua família.

Nos últimos anos, a preocupação com a saúde tem ganhado cada vez mais destaque entre as famílias brasileiras. Segundo o Governo Federal, 81% das pessoas consideram os temas saúde e hospital como prioridades. Por esse e outros motivos, o plano de saúde está entre as principais preocupações nos orçamentos dos lares e empresas.

Os planos de saúde são serviços que oferecem assistência médica e hospitalar, prestados por operadoras. Esses planos podem ser oferecidos às pessoas com o conceito de Plano Privado de Assistência à Saúde, o que pode ser uma prestação continuada de serviços ou coberturas de custos assistenciais, com preços pré ou pós fixados, conforme as necessidades do cliente e disponibilidade na rede credenciada.

No Brasil, a ANS (Agência Nacional de Saúde) é o órgão regulador desse tipo de serviço. A agência tem o poder de normatizar e fiscalizar a correta apresentação dos planos de saúde, bem como assegurar ao consumidor que suas necessidades sejam atendidas.

Os dados dos planos de saúde no Brasil

Atualmente, existem 1.200 operadoras de planos de saúde que oferecem acesso a médicos, dentistas, pronto-socorro, clínicas e laboratórios.

De acordo com a ANS, são mais de 47 milhões de pessoas que contam com algum plano de saúde privado ou assistência à saúde. Desse total, 27 milhões contam com planos de assistência médica com ou sem odontológica e 24 milhões possuem com assistência odontológica.

Como funcionam os contratos de planos de saúde?

Os planos de saúde podem ser individuais, familiares e coletivos. Cada operadora oferece coberturas e pacotes conforme as necessidades dos clientes e sua região de atuação.

No caso dos planos de saúde individuais ou familiares, os contratos são feitos por iniciativa de uma pessoa física, que poderá incluir dependentes de acordo com regras preestabelecidas pela operadora.

De maneira geral, quem pode ser incluído nos planos de saúde são familiares, de até terceiro grau por grupo sanguíneo, de segundo grau por grupos de afinidades (ex. enteados, padrastos), cônjuge ou companheiros.

É muito importante que as principais necessidades sejam definidas antes da contratação do serviço. Nesse ponto, é importante checar as coberturas médicas, clínicas e hospitalares cobertos pelo plano, que poderá ser de abrangência estadual ou nacional.

Como funcionam os planos de saúde coletivos

De maneira geral, os planos de saúde coletivos podem ser divididos em 3 grupos principais:

Planos de saúde por afinidade: são coberturas planejadas para grupos de pessoas que têm características comuns de atuação na sociedade, como estudantes, associações de moradores e entidades de classe. Esses grupos podem ser classificados conforme sua categoria profissional, área, porte e região.

Planos de saúde coletivos por adesão: são destinados para grupos definidos conforme categoria profissional vinculadas a uma área de atuação ou instituição, como sindicatos e associações profissionais.

Planos de saúde coletivos empresariais: são destinados para grupos de pessoas que têm vínculos estatutários ou empregatícios com uma determinada empresa, bem como seus dependentes: atualmente mais de 13% dos planos de saúde estão incluídos nessa modalidade.

Saber como contratar um plano de saúde é muito importante para a sua saúde e de sua família. Contudo, lembre-se de que é muito importante checar todas as informações para evitar surpresas desagradáveis. Além disso, o uso moderado é importantíssimo para evitar situações de sinistro.

 

 

A melhor dica é sempre acreditar na prevenção por meio de hábitos saudáveis para evitar o uso do plano de saúde. Dessa maneira, a necessidade diminui e os custos também. Quer dicas para isso? Que tal começar com atividades físicas fáceis? Confira 3 dicas simples sobre como fazer exercícios físicos!

Deixe seu comentário