Saiba mais sobre a intolerância à lactose: um mal que afeta cerca de 70% dos brasileiros.

O leite é um dos alimentos mais consumidos no mundo. Está na maioria das mesas dos brasileiros – o 4º maior produtor de leite no planeta. Mas também pode ser considerado um vilão para quem sofre de um mal ainda desconhecido para alguns: a intolerância à lactose.

Para entender melhor o que é esse distúrbio, quais são seus sintomas e aproveitar algumas dicas para minimizar os efeitos da intolerância à lactose no organismo, siga conosco e confira as dicas abaixo!

O que é intolerância à lactose

A intolerância à lactose é um tipo de distúrbio digestivo que está relacionado à pouca ou nenhuma produção de lactase pelo organismo.

A lactase é uma enzima que tem como função decompor a lactose, ou seja, o açúcar naturalmente encontrado no leite e seus derivados.

Como resultado dessa incapacidade, o organismo sofre com bactérias presentes no intestino delgado que irá fermentar a lactose e fabricar ácido lático e gases, causando retenção de líquidos, cólicas e diarreias.

Segundo dados, 70% dos brasileiros têm algum grau de intolerância à lactose.

o que é intolerância à lactose

Qual a diferença entre intolerância à lactose e alergia ao leite

Embora muitas pessoas confundam, é importante entender quais as diferenças entre intolerância à lactose e alergia ao leite.

Enquanto a intolerância à lactose é um distúrbio do sistema digestivo que produz pouca ou nenhuma lactase, a alergia ao leite é uma reação do sistema imunológico às proteínas encontradas no leite.

A alergia mais comum é ao leite de vaca, que causa alterações na pele, intestino e até mesmo no sistema respiratório, resultando em tosse e bronquite.

Quais são os sintomas da intolerância à lactose

Para saber se você está com possíveis sintomas da intolerância à lactose, preste atenção ao seu organismo minutos ou horas após consumir leite, derivados ou alimentos com leite em sua composição.

Os sintomas mais comuns são cólicas abdominais, distensão abdominal, flatulência em excesso, diarreia, náuseas e ardor anal após evacuar.

Crianças que sofrem de intolerância à lactose precisam de cuidados especiais, pois perdem peso acentuadamente e crescem mais lentamente.

Como saber se você tem intolerância à lactose

O meio mais assertivo para saber se você sofre com intolerância à lactose é passando por diagnósticos médicos.

O diagnostico conta com uma avaliação clínica para identificar possíveis sintomas e três exames: teste de intolerância, teste de hidrogênio e teste de acidez fecal.

No teste de intolerância, que é oferecido gratuitamente pelo SUS, os pacientes ingerem, em jejum, uma dose de lactose e, depois de algumas horas, têm amostras de sangue colhidas para indicar os níveis de glicose. Caso os indicativos estejam inalterados, possivelmente, o paciente sofre com a intolerância.

Já no teste de hidrogênio, o exame indica a quantidade de hidrogênio expelido a cada expiração após a ingestão de leite. Por fim, o exame de teste de acidez fecal após a ingestão de leite ou derivados.

5 Dicas para quem tem intolerância à lactose

o que é intolerância à lactose

A intolerância à lactose pode trazer dúvidas sobre como as pessoas podem consumir cálcio – fundamental para a saúde da massa óssea.

E para ajudar na substituição do leite, trouxemos 7 dicas de alimentos:

  1. Leia não só o rótulo dos alimentos, mas também as bulas, pois há medicamentos que podem conter lactose na fórmula
  2. Substitua o leite de vaca por leite de soja, de arroz ou de aveia
  3. Consuma sem preocupação: pão francês e pão-de-ló
  4. Consuma verduras e legumes à vontade (brócolis, agrião, couve-flor, agrião, couve e espinafre)
  5. Inclua também na dieta: feijão, ervilhas, tofu, marisco, sardinha, nozes, amêndoas, ovos e gergelim.

Além disso, lembre-se de que fazer exercícios regularmente é muito importante para a sua saúde.

Se você sente duvidas sobre como começar, confira agora mesmo o nosso post sobre 3 dicas simples sobre como fazer exercícios físicos!

Já no teste de hidrogênio, o exame indica a quantidade de hidrogênio expelido a cada expiração após a ingestão de leite. Por fim, o exame de teste de acidez fecal após a ingestão de leite ou derivados.