Quando nos perguntamos o que é câncer, provavelmente, lembramos que é uma doença séria, que leva milhões de pessoas à morte e que traz muitas dificuldades para o seu tratamento.

Mas não é apenas isso o que resume os mais de 100 tipos de câncer que existem no mundo. É preciso sempre buscar por boas fontes de informação que tragam dicas explicando como a doença se desenvolve.

E é para isso que trouxemos as dicas abaixo, que você deve conferir para anotar e divulgar as principais informações sobre o câncer.

Siga conosco e confira!

O que causa câncer

Para entender o câncer, é preciso lembrar que, a todo momento, nosso corpo produz células que se desenvolvem para cumprir as funções vitais de um ser vivo.  

Quando as células crescem de maneira desordenada, com alterações nas estruturas de seu DNA, podem virar os tumores que dão origem ao câncer.

A partir dessa má formação, as células fogem ao controle do organismo e dividem-se rapidamente, invadindo tecidos e outros órgãos. E é a partir desse momento que uma célula cancerígena pode desencadear metástase.

Não existem causas específicas. Contudo, os casos mais comuns estão associados aos maus hábitos de alimentação, obesidade, tabagismo, alcoolismo, falta de proteção contra os raios UV e, principalmente, histórico familiar.

Quais os tipos de câncer

Entender os tipos de câncer, passa pela informação de qual tipo tumor – e esses podem ser divididos entre carcinoma ou sarcoma.   

O que é carcinoma

É quando o tumor começa em tecidos epiteliais, como mucosas ou pele.

O que é sarcoma

É quando a formação começa por tecidos conjuntivos, como músculos, ossos ou cartilagens.  

Atualmente são catalogados mais de 100 tipos. Contudo, alguns são mais populares e recebem mais atenção de campanhas anuais de órgãos de saúde. Entre eles, estão:


Você pode conferir todas as informações sobre a maioria dessas doenças e como se proteger delas, conferindo nossas campanhas de saúde e hábitos saudáveis.

Como curar o câncer

A cura para o câncer é um dos principais desafios do mundo. Ainda não existem soluções definitivas que possam acabar definitivamente com todos os tipos da doença. Por isso, fazer os check-ups anuais é muito importante para a sua saúde. Afinal, se descoberto no início, as chances de cura podem superar 90%.

Como é o tratamento do câncer

Já o tratamento pode ser realizado por diferentes maneiras após os médicos analisarem qual o tipo da doença no organismo do paciente.

Entre os principais tratamentos, estão:

Quimioterapia

É quando o paciente é medicado com remédios injetáveis que seguem pela circulação e atacam células com crescimento desordenado.

Por ser um tratamento com alta toxicidade, acaba afetando também partes saudáveis do corpo e gerando efeitos colaterais como a queda na imunidade, queda de cabelo, náusea, falta de apetite e perda de peso.

Radioterapia

É um tratamento com raios que atuam no combate às células que formam o tumor. Como é muito difícil direcionar esses raios apenas para as células doentes, eles acabam alcançando também as células sadias.

Algumas das reações comuns durante esse tipo de tratamento, são lesões na pele, náuseas e diminuição do peso corporal.

Cirurgia

São procedimentos utilizados para findar tumores localizados, como câncer de mama ou de próstata em estágio inicial.

Nesse tipo de tratamento, há o acompanhamento do paciente até que não existam mais resquícios da doença.

Atualmente, as cirurgias para câncer de próstata já são realizadas com equipamentos robóticos de alta precisão, o que acelera a cura.

Terapia-Alvo

Atuam com alto direcionamento. Com esse tratamento, os medicamentos buscam células com características cancerígenas, evitando que se multipliquem.

Essa é uma das maneiras modernas de individualizar o tratamento oncológico, o que pode acelerar a cura conforme características específicas do tipo de câncer portado pelo paciente.

Imunoterapia

Nesse tipo de tratamento, a principal ideia é fazer com que o próprio organismo do paciente reconheça as células cancerígenas e as ataque.

Essa opção é uma das que tem sido cada vez mais escolhidas pelos centros de oncologia, sendo já muito utilizada para tratamentos de câncer de pele, pulmão, rim e outros.

E então, entendeu o que é câncer? É sempre importante tirar todas as suas dúvidas sobre esse tipo de doença tão grave.

Por isso, vale a pena entender ainda mais sobre o assunto e conferir também: o que é metástase? Ela tem cura?

Entre no diálogo Um Comentário

  • Homedika disse:

    Com muita frequencia, a dor e o cancer andam juntos. A doenca em si pode causar dor, mas tambem os tratamentos. A quimioterapia, por exemplo, pode danificar os nervos e provocar dor em todo o corpo, geralmente de forma temporaria, mas as vezes ate em longo prazo. Seja qual for a causa da dor, o alivio – ou alguma reducao na gravidade – tem que ser uma prioridade. E impossivel para os pacientes desfrutarem plenamente de suas vidas ou colocarem tudo em sua luta contra a doenca, se forem atormentados pela dor.

Deixe seu comentário