Desde março de 2020, quando houve o primeiro caso confirmado do novo coronavírus no Brasil, a doença tem trazido muitas dúvidas sobre as formas de contágio, quais as principais medidas preventivas e, para as mamães, a incerteza se os bebês correm riscos.

Sabendo disso, procuramos entender o quanto as mães devem se preocupar com os pequenos. O resumo dessas informações você acompanha no quiz que preparamos especialmente sobre esse tema – o link está no final da página.

Mas, para amenizar as preocupações, trouxemos informações com base nos dados divulgados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e pelo Ministério da Saúde.

Gestantes podem transmitir coronavírus para o bebê?

Não existem indicações de que, durante a gravidez, a mãe possa transmitir o novo coronavírus para o bebê.

Contudo, segundo o Ministério da Saúde, se a gestante manifesta sintomas da doença, ela deve seguir as recomendações para adultos em geral: isolamento de pacientes com sintomas de Covid-19 nos últimos 14 dias, uso de máscara e higienização constante das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70%.

A mãe pode transmitir coronavírus para o bebê na hora do parto?

Também não existem registros sobre a presença do novo coronavírus no líquido amniótico. Logo, não há transmissões do novo coronavírus para os bebês durante o parto.

Entretanto, segundo a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (FEBRASGO), devem ser adotadas algumas medidas preventivas no protocolo médico, como o corte precoce do cordão umbilical e o banho imediato após o nascimento.

O leite materno pode transmitir coronavírus?

Segundo o Ministério da Saúde, não há indícios de transmissão de coronavírus para o bebê por meio do leite materno.

Porém, mães que estão infectadas devem manter medidas preventivas, como a higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel a 70% antes e depois de pegar o bebê e o uso de máscara durante a amamentação.

Em casa, recomenda-se ainda manter o distanciamento de 2 metros entre a cama da mãe e o berço.

E para saber muito mais sobre os riscos do coronavírus para o bebê, é só conferir o nosso quiz. Além de se informar de um jeito divertido, você descobre quanto já sabe e ainda pode desafiar a família e os amigos!

coronavírus para o bebê

 

Deixe seu comentário