Está na dúvida sobre como preparar os seios para amamentar o bebê? Confira nossas dicas e siga oferecendo o leite materno sem medo

Durante a gestação o corpo da futura mamãe se prepara naturalmente para amamentar e acolher o bebê.

Mês a mês, durante a gravidez, os ductos mamários e as células produtoras de leite vão se desenvolvendo para que os seios cresçam e armazenem o leite materno, que já estará disponível assim que o bebê nascer.

Mesmo com esse desenvolvimento natural, é importante que alguns cuidados sejam tomados ainda na gestação. Essas medidas podem evitar rachaduras nos seios ou fissuras nos mamilos, fatores que podem incomodar a mãe ao amamentar.

Confira as dicas!

Lave os seios apenas com água

Você sabia que durante a gravidez os mamilos têm uma hidratação natural? Essa hidratação é suficiente para manter a pele dos seios saudável para amamentar. O uso de sabonetes ou cremes pode remover essa proteção produzida pelo corpo e, com isso, provocar rachaduras.
Uma boa dica para continuar mantendo os seios hidratados é lavá-los com leite materno após amamentar.

Prefira sutiãs adaptados para amamentar

É importante que o sutiã para gestante seja bem confortável: feito de algodão, com alças largas, boa sustentação, sem bojo e com fecho adaptável conforme o crescimento dos seios.
Se você deseja começar a se habituar com o sutiã de amamentação, comece a testá-lo a partir do terceiro trimestre de gravidez.

Exponha diariamente os mamilos ao sol

15 minutos, todos os dias, antes das 10h ou depois das 16h, são suficientes para que os mamilos fiquem mais resistentes às rachaduras e fissuras. Mas lembre-se de passar filtro solar sempre – exceto nas aréolas e mamilos.

Massageie os seios

A partir do 4º mês, a massagem nos seios 1 ou 2 vezes por dia fará com que os mamilos fiquem salientes e ajudem a amamentar o bebê.

Mas como massagear os seios para amamentar?

Segure-os, um em cada mão, e pressione-os suavemente até o mamilo. Repita por 5 vezes.

Outros cuidados que as mães podem ter para preparar o peito para amamentar, são:

Como preparar os seios para amamentar

Evitar pomadas nas aréolas e mamilos

 

Como preparar os seios para amamentar

Não usar esponjas e toalhas nos mamilos

Como preparar os seios para amamentar

Evitar a direção da ducha sobre os mamilos

 

O leite materno é indispensável para a saúde da criança. Ele deve ser o alimento exclusivo para o bebê até os 6 meses de idade e seguir como complemento, pelo menos, até os 2 anos.

E para ficar por dentro de muito mais dicas sobre como amamentar o bebê, inclusive com dicas de extração e armazenamento do leite materno, confira nossa campanha completa: amor de mãe também cabe num vidrinho!

CONFIRA A CAMPANHA COMPLETA!

Deixe seu comentário