é ilusão

É só a temperatura subir que o seu corpo esquenta e a sede chega.

Daí o mais fácil é pegar a primeira bebida que vier pela frente e se refrescar, certo? ERRADO!
Não adianta ir pela escolha mais rápida.
Você pode até iludir sua sede, mas não sua saúde.
É preciso beber água para hidratar totalmente o seu corpo.

SABE POR QUÊ?

A água é o elemento essencial de todas as células do seu organismo. Ela age como um regulador de temperatura corporal, elimina as toxinas, lubrifica as mucosas e atua como veículo de transporte dos nutrientes¹.
Dizem, inclusive, que a recomendação é de que cada pessoa precisa beber, em média, 2 litros por dia. Por outro lado, os especialistas indicam que cada pessoa tem um biotipo e necessidades calóricas diferentes no seu dia a dia.
Por isso, o ideal é que a quantidade de água ingerida seja de 1 ml para cada caloria perdida².

E COMO VOCÊ SABE QUANTAS CALORIAS VOCÊ PERDE POR DIA?

Com a Equação de Harris-Benedict³ que, em 2 passos, vai ajudar você a saber essa resposta.

 1  Calcule sua Taxa Metabólica Basal (TMB):
Essa fórmula utiliza o seu peso em kg., a altura em cm. e a idade para calcular a energia que seu corpo gasta em repouso.

HOMEM
66,5 + (13,7 x peso) + (5 x altura) – (6,8 x idade)

MULHER
655 + (9,6 x peso) + (1,8 x altura) – (4,7 x idade)

 2  Multiplique o resultado pelo seu nível de atividade física:  

Pessoas sedentárias (não praticam qualquer atividade física) → TMB x 1,2

Levemente ativas (praticam exercícios físicos leves de 1 a 3 dias por semana) → TBM x 1,375

Moderadamente ativas (praticam exercícios moderados/esportes de 3 a 5 dias por semana) → TMB x 1,55

Muito ativo (praticam exercícios pesados/esportes de 6 a 7 dias por semana) → TMB x 1,725

COMPLICOU?

Use nossa calculadora e saiba agora mesmo a quantidade de água necessária para você se hidratar no dia a dia!

calc
Sexo
Nível de atividade física

Idade

Altura (cm)

Peso (kg)

Ainda ficou na dúvida?
Consulte um profissional de nutrição.

SABE OS ALIMENTOS À BASE D’AGUA? ELES NÃO HIDRATAM TANTO ASSIM

Melancia, melão, abóbora, chuchu e outros: esses e outros alimentos realmente são ricos em água. Mas isso não resolve a hidratação do seu organismo. Com eles, o máximo que você conseguirá repor é 10% da sua necessidade total de hidratação.
Se, por exemplo, você percebeu que precisa de 2 litros de água por dia, mesmo os alimentos à base d’agua vão repor apenas 200 ml para o seu organismo.

POR FALAR EM CONSUMO, LEIA O RÓTULO ANTES DE BEBER ALGO

Se der sede, um refri resolve? NÃO.
Se você ler o rótulo de qualquer tipo de bebida industrializada, vai perceber que essa belezinha está iludindo a sua sede, mas comprometendo sua hidratação.
Isso porque você ingere não apenas água, mas açúcares, conservantes, estabilizantes e muitos outros componentes que vão prejudicar sua saúde depois.

A dica é: deu sede? Evite opções industrializadas.
Beba água.

MAS ATÉ OS ISOTÔNICOS FAZEM MAL?

Você assiste uma competição esportiva e pensa: olha lá todo mundo bebendo isotônico! Tá errado? NÃO.

Atletas regulares perdem muitos minerais a cada atividade e precisam repor suas necessidades mais rapidamente, mas, ainda assim, não podem dispensar a água – isso poderia até ser motivo de contusões.

CUIDADOS ESPECIAIS COM A HIDRATAÇÃO

Bom, a gente falou de mulheres e homens adultos, atletas… mas tem mais gente aí que tem que ter cuidado especiais com a hidratação. Se liga:

agu

Crianças: têm menos massa corporal e, por isso, necessidade de repor água mais rapidamente;

Beber água com limão

Mulheres gestantes e/ou lactantes: devem intensificar a ingestão de água para melhorar a lactação;

Beber água

Idosos: têm o índice de água reduzido no organismo, o que causa a desidratação mais rápida. Inclusive, esse é um grupo de pessoas que pode sentir dificuldades de se hidratar sozinho. A dica é oferecer um copo de água a cada 2 horas.

FIQUE LIGADO NOS SINAIS: FALTA DE HIDRATAÇÃO NÃO É ILUSÃO

Se você perceber sintomas como boca seca, lábios rachados, pele avermelhada e urina amarela ou em tom mais escuro, beba bastante água e, principalmente, procure um médico.
Esperamos que não, mas pode até ser um sinal de problema renal. E um cristal nos rins, meu caro, está longe de ser sinal de riqueza.

Beber água
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Referências: Ministério da Saúde¹ Ministério da Saúde² UNICAMP³