Você lembra de todas as calorias que consumiu ontem? Provavelmente, não. Afinal, nem sempre dá para memorizar tudo o que consumiu. Mas é nessas distrações que sua saúde pode sofrer. Por isso, saber como calcular o IMC, e manter o controle do peso, é tão importante.

Esse assunto é novo para você? Não sabe bem o que essa sigla significa e qual a importância desse cálculo para sua súde? Então as dicas abaixo vão ajudar.

Confira!

 

O que é o IMC

IMC é a sigla para Índice de Massa Corporal. Esse método utilizado pela OMS (Organização Mundial de Saúde), mostra de forma rápida e fácil se uma determinada pessoa está em seu peso ideal.

Esse cálculo leva em consideração a relação entre peso x altura e pode indicar se há pré-disposição a doenças decorrentes do sedentarismo e da obesidade, como diabetes, AVC, entre outros males.

A partir do resultado, você passa a ter mais atenção sobre o próprio peso e percebe possíveis necessidades de adotar hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e a dieta com o consumo mais frequente de frutas e hortaliças.

 

Calcular o IMC: como fazer

Calcular o IMC¹ é prático e simples. A fórmula se resume em peso/altura x altura. Ou seja, se você pesa 50 kg e mede 1,50 m., calcule: 50/1,50 x 1,50 = 22.22. Esse é o resultado do seu IMC.

Vale lembrar que esse cálculo não é válido para idosos, crianças, atletas halterofilistas e grávidas, que têm condições específicas de massa corporal.

Além disso, o IMC não é indicado para situações de desnutrição, edemas, ascite e doentes acamados.

 

Qual o IMC ideal

De acordo com a altura e peso da pessoa, o ideal é que o IMC seja de 18,5 a 24,9 – isso, claro, citando a exclusão dos grupos específicos que citamos anteriormente.

Calcule abaixo o seu IMC:

Calculadora IMC

Altura

Peso


Tabela IMC

Agora que você entendeu como calcular o IMC, é hora de comparar o resultado conforme a tabela disponibilizada pela OMS e perceber se você está no peso ideal, abaixo do peso recomendo ou com sobrepeso.

Lembre-se: o ideal é que esse resultado tenha a avaliação de um profissional de saúde.

IMC: de 16 a 16,9
Classificação: Muito abaixo do peso
Possíveis consequências: Queda de cabelo; ausência menstrual; infertilidade

IMC: de 17 a 18,4
Classificação: Abaixo do peso
Possíveis consequências: Ansiedade; fadiga; estresse

IMC: de 18,5 a 24,9
Classificação: Peso normal
Possíveis consequências: Risco reduzido de doenças cardíacas e vasculares

IMC: de 25 a 29,9
Classificação: Acima do peso
Possíveis consequências: Má circulação; fadiga; varizes

IMC: de 30 a 34,9
Classificação: Obesidade Grau I
Possíveis consequências: Infarto; angina; aterosclerose; diabetes

IMC: de 35 a 40
Classificação: Obesidade Grau II
Possíveis consequências: Falta de ar; apneia do sono

IMC: maior do que 40
Classificação: Obesidade Grau III
Possíveis consequências: Dificuldade para se mover; refluxo; infarto; AVC; escaras; diabetes

 

 

Quais os cuidados para quem está abaixo do peso

Se o resultado do seu IMC indica que você está abaixo do peso, aumente o consumo de alimentos com boa quantidade de nutrientes, proteínas, vitaminas e sais minerais para prevenir doenças. Beber bastante água também pode ajudar a recuperar sua forma física.

 

 

Quais os cuidados para quem está acima do peso

Para resultados que indicam sobrepeso ou obesidade, o acompanhamento médico deve ser imediato. Além disso, diminuir o consumo de calorias, equilibrar a alimentação e praticar atividades físicas é fundamental.

Vale lembrar que o sobrepeso é uma condição que pode decorrer do sedentarismo e maus hábitos alimentares. Você pode conferir muitas dicas de como evitar isso no seu dia a dia em nossa campanha sobre obesidade: Impraticável é ficar parado!

E então, entendeu como calcular o IMC pode ser importante para acompanhar sua saúde? Se assustou com o resultado e quer melhorar seus hábitos de vida? Então confira também estas 3 dicas simples de como fazer exercícios físicos!

Referência: ¹Ministério da Saúde

Deixe seu comentário