É cientificamente comprovado: a caminhada emagrece, melhora a qualidade de vida, evita doenças e gera até a sensação de bem-estar – graças à endorfina, hormônio liberado durante a atividade. E para isso, nem é preciso ser atleta. Basta adotar a atividade no dia a dia.

Que saber como começar? Então é só conferir os tópicos abaixo!

Como começar a caminhar?

A caminhada está entre as atividades físicas mais fáceis de começar, já que qualquer pessoa, de qualquer idade, pode praticar. Basta ter um par de tênis adequado, roupas leves e, principalmente, liberação médica.

Gostou da ideia e quer saber como planejar sua caminhada? Vamos em frente!  

O primeiro passo é traçar um plano de atividades para o longo da semana. Praticar em 3 dos 7 dias deve ser seu objetivo principal para ter os benefícios da caminhada.

Nesse planejamento, defina os lugares onde pretende caminhar: se o parque, a praia, o calçadão ou até mesmo a esteira de sua casa. O tipo de terreno dependerá diretamente de sua condição física. De início, prefira locais planos e que facilitem uma pisada firme.

Tendo isso em mente, dá para incluir a caminhada também em suas atividades do cotidiano, como a ida ou a volta do trabalho, escola, faculdade, mercados e até mesmo o passeio com o cachorro.

Após traçar um plano de como e onde irá praticar a caminhada, é hora de pensar no ritmo. Nos primeiros dias, comece devagar. Com o decorrer das semanas, vá aumentando o ritmo gradualmente, semana a semana.

Essa é uma forma eficiente e contínua de garantir a queima de gordura e até mesmo definir objetivos pessoais.

5 dicas para começar a caminhar

Agora que você já sabe como é fácil se planejar, já podemos seguir para 5 dicas práticas de como fazer caminhada para emagrecer:

  1. Antes de começar: consulte seu médico, principalmente se sofrer de problemas cardíacos
  2. Alimentação pré-treino: consuma apenas alimentos leves, como frutas ou sementes;
  3. Quando começar: use os primeiros 5 minutos para caminhar em ritmo mais leve, aquecendo o corpo;
  4. Durante a atividade: use protetor solar durante o dia, sempre;
  5. Não exagere: se a sua condição física não permitir 30 minutos de atividade, como indica a OMS, faça metade desse tempo e aumente seu tempo de exercício pouco a pouco, dia após dia.

Caminhada emagrece: vale a pena começar

Para emagrecer caminhando, é importante pensar no ritmo. A caminhada em ritmo acelerado pode queimar até 400 calorias em 1 hora. Em uma semana, isso pode significar 0.5 kg.

Mas, como qualquer atividade cujo objetivo é perder peso, é preciso manter uma alimentação equilibrada e beber bastante água para reidratar o corpo, além da importante supervisão de um educador físico.

Para os iniciantes, a indicação é a caminhada de 30 minutos a 1 hora em, pelo menos, 3 dias da semana. Para surtir os efeitos desejados na forma física, o indicado é a prática em ritmo acelerado, de 3 a 4 vezes na semana.

Outras dicas que podem acelerar a queima de calorias é:

  • Caminhar balançando os braços;
  • Focar na respiração para manter bom ritmo – o suficiente para dificultar um diálogo;
  • Manter a regularidade para se beneficiar dos resultados.

10 benefícios da caminhada

A caminhada emagrece, mas também traz consigo muitos outros benefícios que só estimulam a prática:

  1. Protege contra derrames e infartos, além de outras doenças cardiovasculares;
  2. Caminhar durante 30 minutos, 3 vezes por semana, pode ser tão eficaz contra a depressão, quanto medicamentos específicos;
  3. Tonifica os músculos das pernas, quadril e glúteos;  
  4. Reduz o nível de colesterol no sangue;
  5. Ajuda a evitar a osteoporose;
  6. Combate o diabetes;
  7. Aumenta a imunidade do organismo;
  8. Gera mais disposição e melhora o sono à noite;
  9. 40 minutos de caminhada reduz a pressão arterial por até 24 horas após o término do exercício, melhorando a circulação
  10. Pode diminuir a vontade de consumir doces e outros alimentos comuns nos momentos de estresse;

A caminhada emagrece e, como pudemos ver, traz tantas outras vantagens para a saúde que vale a pena começar o quanto antes.

Se animou e quer praticar também outras atividades físicas? Então vale a pena continuar conferindo nossos conteúdos e ver também quais as diferenças entre atividades físicas e exercícios físicos!

Além disso, não se esqueça das dicas para o seu dia a dia em nossa campanha contra a obesidade!

Entre no diálogo ?7 Comentários

Deixe seu comentário