Estamos todos readequando nossa rotina de trabalho em casa, equilibrando o dia entre telefonemas, e-mails, atenção à família e, ainda, aos riscos da COVID-19.

Manter a produtividade em meio a um dia a dia tão cheio não é fácil. Contudo, é preciso tomar o cuidado de não cair na mecanização que a distância
física pode criar. Nesse momento, nada é mais importante do que manter o cuidado humano. Inclusive, falamos anteriormente que as dificuldades da quarentena podem despertar o que há de melhor no seu time.

Pensando nas adversidades do atual cenário, trouxemos algumas dicas para uma questão que pode surgir em meio à pandemia: o contágio de um colaborador por COVID-19. Até que uma vacina seja desenvolvida, essa é uma realidade, infelizmente, possível. Confira as dicas que trouxemos a seguir.

 

 

Preocupação se combate com informação

Se um colaborador relatou que contraiu COVID-19, primeiro, é preciso compartilhar a notícia. A doença exige muita atenção. Mesmo tendo letalidade baixa, o contágio é rápido. Criamos uma página completa sobre assuntos relacionados à doença. Acesse e repasse a informação.

De maneira geral, a maioria dos infectados por COVID-19 apresentam sintomas leves, como febre moderada, tosse seca e dor de cabeça. Durante a consulta, os próprios profissionais da saúde indicam medicamentos que podem ser encontrados facilmente em farmácias. Incentive o uso dos medicamentos corretos e jamais a automedicação.

O isolamento precisa ser levado a sério

Além da prescrição médica, o colaborador receberá um atestado que o libera das atividades profissionais por 14 dias. É muito importante que esse isolamento seja seguido, para que ele tenha tranquilidade e possa se recuperar completamente. Isso porque a piora clínica pode ocorrer apenas após o 10° dia do início dos sintomas.

Durante esse período, demonstre solidariedade e empatia para que o colaborador se sinta confiante. Converse diariamente sobre seu estado de saúde e evite repassar preocupações sobre trabalho. Reforce a importância do isolamento para evitar a contaminação da própria família, amigos ou vizinhança.

E se o quadro se agravar?

Em casos graves, as mudanças no quadro de saúde podem ser percebidas rapidamente pelo próprio infectado, com o agravamento dos sintomas e dificuldades para respirar. Se isso ocorrer, é preciso buscar novamente por ajuda médica no pronto-socorro. Se a sua empresa é cliente D’Or Consultoria, lembre-se do serviço de telemedicina, um atendimento médico online que pode realizar disgnósticos e prescrever tratamentos. Clique para mais informações.

Além disso, o serviço de concierge pode indicar hospitais com pronto-socorro especializado em tratamento para COVID-19 em locais próximos ao colaborador. O aplicativo está disponível na Play Store e na App Store.

Como voltar ao trabalho após a pandemia de COVID-19

Após a alta do colaborador, se o isolamento social ainda estiver vigente, as atividades podem ser retomadas pouco a pouco em home office. Lembre-se de que, antes de passar qualquer tarefa, é importante se atentar à real situação do colaborador. Caso perceba que ele não está totalmente recuperado, não hesite em oferecer mais tempo. Continue incentivando medidas preventivas, como lavar as mãos com água e sabão ou higienizá-las com álcool gel 70% e o uso de máscara.

O novo cenário pós-coronavírus

A retomada da crise pós-coronavírus trará novos cenários de recuperação para a empresa. O capital intelectual, com bons profissionais, é o que irá acelerar essa recuperação. Portanto, é importante cuidar desse ativo.

Com criatividade, produtividade, mas humanidade acima de tudo, seu time se adaptará rapidamente ao novo cenário pós-coronavírus para superar todos os desafios do dia a dia. 

Quer continuar se inspirando para entender como poderá ser a retomada econômica no mundo? Confira as 5 soluções que o mercado chinês encontrou para se recuperar no pós-coronavírus!

 

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