Você, provavelmente, encontra pesquisas e informações sobre a pandemia de Covid-19 o tempo todo. E isso é bem importante, afinal, saber como se proteger pode ser uma questão de sobrevivência.

Se você estiver grávida ou foi mãe recentemente, deve estar se perguntando se leite materno e coronavírus têm alguma relação, se a amamentação pode ser um risco para o bebê. E é isso que você saberá a seguir.

Covid-19 pode ser transmitida pelo leite materno?

Segundo o Ministério da Saúde, não foram encontrados indícios de que o novo coronavírus pode ser transmitido pelo leite materno ou mesmo pelo líquido amniótico.

A mãe deve seguir amamentando o bebê desde que tome todos os cuidados indicados para adultos em geral, que são limpar as mãos com álcool gel ou sabão antes de tocar no bebê, utilizar máscara durante o aleitamento e manter a distância de 2 metros entre a cama e o berço.

Vale sempre lembrar que, exceto por impossibilidade física da mãe, o leite materno deve ser o alimento exclusivo do bebê até os 6 meses de idade e pode ser utilizado como complemento por até 2 anos ou mais.

Mães que têm coronavírus podem doar leite materno?

Segundo dados do Governo do Estado de São Paulo, a doação de leite materno caiu 60% durante o período da pandemia. Porém, é muito importante que as mães sigam fazendo doações.

Quando doado, o leite materno passa por um processo de pasteurização que inativa quaisquer atividades virais, mantendo o alimento saudável para o consumo dos bebês.

Para bebês prematuros, a doação de leite é fundamental. Apenas 1 ml pode ser suficiente para alimentá-los durante todo o dia. Portanto, cada pequena quantidade faz muita diferença.

As doações podem ser feitas no próprio lar da doadora, manualmente ou com bombinhas. É importante lembrar que, ao esvaziar os seios, o cérebro recebe a informação de que precisa estimular ainda mais a produção de leite, garantindo que o próprio bebê tenha sempre seu principal alimento.

O leite materno retirado deve ser armazenado em um pote de vidro esterilizado, com tampa de rosca, e pode ser mantido na geladeira por 15 dias ou no freezer por 3 meses.

Para doar, basta acessar esse link e encontrar o banco de leite mais próximo.

Quais os cuidados que a mãe com coronavírus precisa ter?

No pré-natal, os cuidados devem seguir regularmente como indica o Ministério da Saúde. Se forem apresentados sintomas gripais, a gestante deve avisar seu médico e manter o isolamento doméstico por 14 dias, se possível, com acompanhamento via telemedicina.

No caso de evolução dos sintomas, a gestante deve retornar ao acompanhamento presencial com médicos, que indicarão os tratamentos e cuidados necessários, especialmente se houver histórico de doenças respiratórias.

No geral, por estarem em grupo de risco, as mães devem manter o isolamento, não tocar no rosto sem antes higienizar as mãos, utilizar máscaras em locais públicos, evitar a exposição do bebê em locais públicos e recomendar o uso de máscaras para todos que se aproximarem do bebê.

Saiba mais sobre a importância do aleitamento materno: acesse a nossa campanha e fique por dentro de todas as dicas!

Deixe seu comentário