Baixe agora nosso Manual de Retorno ao Trabalho

Nele, você fica por dentro das principais práticas para proteger sua empresa contra a Covid-19.

* Preenchimento obrigatório

Permito o envio de conteúdos e ofertas da D’Or Consultoria para o meu e-mail.

Você pode cancelar a inscrição a qualquer momento clicando no link no rodapé dos nossos e-mails. Para obter informações sobre nossas práticas de privacidade, visite nosso site.

We use Mailchimp as our marketing platform. By clicking below to subscribe, you acknowledge that your information will be transferred to Mailchimp for processing. Learn more about Mailchimp's privacy practices here.

Aos poucos, as empresas vão restabelecendo as rotinas com os colaboradores na volta ao trabalho. Com isso, as necessidades de adaptações para proteção contra a Covid-19 precisam de muita atenção.

Por isso, recorrer a especialistas que tenham background forte sobre rotinas corporativas e rotinas de saúde é tão importante. Afinal, trata-se da proteção ao maior ativo de qualquer empresa – seus profissionais.

A seguir, trouxemos algumas dicas essenciais que são parte do nosso Manual do Retorno ao Trabalho, que estará com sua versão pocket disponibilizada no final deste artigo.

Primeiros passos: como receber os colaboradores na volta ao escritório

Antes de tudo, é preciso identificar se os colaboradores passaram por situações de possível contaminação pela Covid-19.

E isso deve ser feito a partir de 4 grupos:

Grupo 1

Diagnosticados previamente com Covid-19, já assintomáticos, tendo passado ao menos 14 dias do início dos sintomas ou com igG positivo e/ou RT-PCR negativo, precisam atestar sua recuperação com exames médicos para, assim, voltar ao trabalho mais seguras.

Grupo 2

Pessoas sintomáticas, que apresentam RT-PCR positivo ou IgM e IgG negativos, precisam ser definidas como suspeitas de portar a Covid-19 e, por isso, se manterem isoladas em casa.

Grupo 3

Pessoas que não estejam nos grupos 1 e 2, mas estão nos grupos de risco para a Covid-19, precisam se manter em home office ou em afastamento.

Grupo 4

Pessoas que não apresentam diagnósticos e não estão nos grupos anteriores podem seguir para a rotina no escritório, mas devem passar por triagens diárias com aferição de temperatura.

 

E quais as principais medidas contra a Covid-19 na volta ao trabalho?

A partir do momento em que os colaboradores estão prontos para a volta ao trabalho, é hora de adaptar as dependências do escritório para reforçar a prevenção. Entre essas medidas, estão:

volta ao trabalho

Entre essas medidas, estão:

Recepção

  • Crie um ponto de aferição da temperatura, sinalizando a distância necessária de 2 metros entre cada colaborador;
  • Indique a higienização obrigatória das mãos com álcool gel;
  • Utilize placas de acrílico de, pelo menos, 1,8 m para manter o isolamento e mantenha pequenas aberturas para recebimento de crachás e documentos.

Desinfecção e limpeza

  • Higienize a cada 2 horas as superfícies de uso comum, como maçanetas, telefones, catracas, botão do elevador, piso, entre outros;
  • Utilize panos úmidos com água sanitária diluída na entrada do escritório para a limpeza dos calçados;
  • Reforce a distribuição de álcool em gel em espaços de uso comum;
  • Estabeleça rotinas diárias para desinfectar EPIs reutilizáveis, como luvas, macacão, capacete, protetores auriculares etc.;
  • Reforce as rotinas de limpeza do ar condicionado pela empresa contratada, com utilização de filtros biológicos.

Salas de reuniões

A volta ao trabalho também é o retorno às reuniões presenciais. E nas salas de reunião, costumeiramente fechadas quando em uso, o cuidado precisa de atenção especial:

  • Limite o número de participantes;
  • Defina a distância de uma cadeira entre uma pessoa e outra;
  • No caso de reuniões frente à mesa da liderança, defina a distância de 2 metros entre os participantes.

Copa

Evitar a aglomeração de pessoas é uma das regras mais importantes no combate à Covid-19. Se a sua empresa disponibiliza copa ou refeitório aos funcionários, cabe redobrar as informações de uso do espaço:

  • Defina limite de utilização simultânea do espaço;
  • Escalone os horários de utilização;
  • Estenda o horário de uso do refeitório;
  • Defina a distância de 2 metros entre mesas e cadeiras.


Como ter uma volta ao trabalho mais segura?

Depois de tanto tempo, a ansiedade para reunir os colaboradores é grande. Mas não dá para arriscar: é fundamental tomar todos os cuidados possíveis.

volta ao trabalho

Deixe seu comentário