Entender os sinais do câncer de mama é muito importante para buscar acompanhamento médico o quanto antes.

De acordo com o Ministério da Saúde, o câncer de mama é o mais incidente entre mulheres no mundo, com aproximadamente 2,3 milhões de novos casos estimados só em 2020, o que representa 24,5% dos novos casos de câncer em mulheres.

O diagnóstico precoce é vital para aumentar as chances de cura, pois é por meio dele que o nódulo em estágio inicial pode ser removido com maior segurança e rapidez, acelerando, inclusive, a recuperação da paciente. Esse diagnóstico é feito por meio da mamografia, mas saber reconhecer alguns sinais pode ajudar a buscar pela ajuda médica – principalmente quando não há recomendação de rastreio.

E é para entender quais sinais são esses e o que se deve fazer caso os identifique que trouxemos as dicas a seguir. Confira!

10 sinais de câncer de mama

Antes de falarmos sobre os sinais do câncer de mama, é importante que você saiba que o autoexame das mamas não substitui o exame clínico. Segundo o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), ele pode ajudar a conhecer o próprio corpo, mas realizá-lo e não identificar nenhum sinal não significa que não existe a possibilidade de câncer de mama – mesmo porque, ele não é capaz de descobrir tumores de até 1 centímetro, por exemplo.

Sendo assim, mesmo que você realize o autoexame, não deixe de buscar atendimento médico e realizar exames de detecção, pois isso pode causar lentidão para a confirmação e o tratamento, reduzindo as chances de cura.

Agora que você já sabe que saber reconhecer os sinais não significa deixar de lado os exames, vamos ao tópico: conheça esses 10 sinais de câncer de mama.

1. Presença de nódulo ou caroço que não dói

O principal sinal do câncer de mama pode ser um nódulo, geralmente indolor, com formação irregular e textura firme. Esse nódulo pode ser benigno ou maligno, e precisa de verificação médica com mastologia o quanto antes para analisar se há necessidade da remoção.

2. Endurecimento da mama (aspecto de casca de laranja)

Outro que está entre os primeiros sintomas é o endurecimento mamário em volta dos mamilos. A pele fica com aspecto enrugado, similar ao da casca de laranja.

3. Inversão do mamilo

Outro fato que pode ser um sinal de câncer de mama é o aprofundamento da pele, que pode ocasionar a inversão do mamilo. Isso ocorre quando o tumor está atrás da aréola, fazendo com que ela fique repuxada.

4. Dores, inchaço e vermelhidão no mamilo

Por conta do processo inflamatório, as mamas podem ficar inchadas, avermelhadas e doloridas, mesmo após a menstruação.

5. Formação de feridas e crostas

Em alguns casos, também podem surgir úlceras, crostas ou feridas na pele e na região dos mamilos.

6. Hiperemia

A hiperemia é uma alteração que ocorre na circulação sanguínea e faz com que haja uma quantidade maior de sangue circulando em determinado local. Existem diferentes causas para a hiperemia, tanto naturais, como também pode ser um sintoma de que algo não vai bem, como em casos de câncer de mama.

7. Coceira

A coceira nos seios, principalmente na região do mamilo, também pode ser um dos sinais de câncer de mama, Deve ser um sinal de alerta principalmente se estiver acompanhada de mudanças na textura e cor da pele da mama, além do surgimento de secreção.

8. Secreção nas mamas

No câncer de mama, também pode ocorrer secreção pelos mamilos. É importante ficar atenta independentemente da cor (transparente, rosada ou avermelhada).

9. Nódulos próximos às axilas

O inchaço e o surgimento de nódulos nas axilas podem significar que o câncer está avançando pelos gânglios linfáticos.

10. Mudanças no formato e tamanho

O tumor afeta o tecido mamário e causa alterações como inchaço ou mesmo redução por causa da retração de tecido. Além disso, em alguns casos, o formato do seio pode mudar, apresentando sulcos na região acima do tumor ou fibrose local e, consequentemente, assimetria das mamas.

É fundamental que a mulher conheça muito bem seu próprio corpo para perceber o surgimento desses sinais. Vale reforçar que quaisquer mudanças no corpo devem ser investigadas com um médico mastologista.

O acompanhamento preventivo poderá evitar tratamentos mais invasivos, mastectomia e metástase.

Perguntas frequentes sobre câncer de mama

Todas as mulheres podem ter câncer de mama?

Sim. No entanto, esse risco passa a ser maior para mulheres com mais de 40 anos ou em mulheres mais jovens, quando existe risco aumentado.

Quais são os principais fatores de risco do câncer de mama?

Entre os fatores que podem ser decisivos para que os sinais do câncer de mama apareçam, estão:

  • Histórico familiar, principalmente se um familiar de primeiro grau (mãe, irmã ou filha) tiveram a doença;
  • Exposição à radiação nos seios antes dos 40 anos;
  • Uso excessivo do álcool;
  • Alto consumo de carne vermelha;
  • Mamas densas.

Homens podem ter câncer de mama?

Sim. Homens também podem ter câncer de mama, mas é bem raro. Apenas 1% dos casos ocorrem com homens. Confira nosso artigo que trata do tema.

Existe mais de um tipo de câncer de mama?

Na verdade, existem 6 tipos de câncer de mama. Algumas das diferenças envolvem o desenvolvimento e podem impactar no tratamento. Quer saber mais? Confira este outro conteúdo.

Confira agora a nossa campanha 1 de 365 e entenda a importância de a mulher tirar um dia do ano para realizar o exame de mamografia.

Veja também:

A vida vem antes

O risco é certo, o câncer não

Quando o assunto é saúde, não tem previsão

Ou eu encarava ou morria

Sua maior arma é o diagnóstico precoce

Deixe seu comentário