O câncer de mama em homens existe, apesar de ser mais raro, e merece os mesmos cuidados do câncer de mama feminino. Continue a leitura e saiba mais!

O câncer de mama em homens representa somente 1% de todos os casos desse tipo de câncer.

Ainda assim, segundo o INCA (Instituto Nacional de Câncer), as estimativas de 2018 pelo Atlas de mortalidade por Câncer – SIM, mostram que pelo menos 189 homens morrem em decorrência da doença todo ano.

Apesar de esse número ser inferior às 17.572 mulheres que padecem por câncer de mama, o cuidado precisa ser o mesmo, já que o diagnóstico precoce faz toda a diferença para o tratamento da doença.

Para entender quais os riscos e o que fazer para tratar a doença, siga conosco pelos tópicos a seguir!

Homens podem ter câncer de mama? Quais os riscos?

Mesmo sendo raro, o câncer de mama em homens é tão perigoso quanto em mulheres. Entender os riscos, sintomas e a importância do diagnóstico precoce é fundamental para diminuir as chances de mortalidade por câncer de mama.

Fatores de risco

Exceto pela carga genética que as mulheres naturalmente trazem consigo, todos os fatores de risco do câncer de mama em homens são semelhantes aos que acometem mulheres. São eles:

  • Exposição à radiação
  • Níveis altos do hormônio estrogênio
  • Histórico familiar
  • Síndrome de Kleinefelter (síndrome congênita que aumenta os riscos em até 60 vezes)

Sintomas do câncer de mama em homens

Sabendo os fatores de risco, o principal cuidado está na percepção de possíveis sintomas. É importante lembrar que não há como prevenir o câncer de mama. Ele se desenvolve a partir da multiplicação desordenada das células da mama, o que pode gerar um tumor.

Por esse motivo, é ainda mais importante ter atenção às mudanças no corpo que indicam possíveis sintomas do câncer de mama nos homens:

  • Presença de um caroço próximo ao mamilo
  • Retração do mamilo
  • Secreção pelo mamilo
  • Dor unilateral em uma das mamas
  • Aumento no tamanho da mama

Caso perceba um desses sintomas, é muito importante procurar por orientação médica quanto antes.

Como é o tratamento?

Como é um tipo de câncer raro em homens, é necessário realizar determinados testes que indicarão se de fato trata-se de um câncer de mama. Entre esses testes estão o BRCA1 e o BRCA2, que identificam genes mutados nas mamas.

Os tratamentos variam conforme as características do tumor e suas características biológicas. Os mais comuns são a quimioterapia, a radioterapia e o bloqueio de hormônios.

Cirurgia para câncer de mama em homens

Como os nódulos mamários dos homens são atrás dos mamilos e as mamas são pequenas, as cirurgias podem ser da retirada de toda a mama com a aréola, o que significa uma mastectomia total, além de cirurgia para remover possíveis gânglios da axila.

É muito importante que o procedimento seja realizado  quanto antes para evitar possíveis riscos de complicações da doença, como a metástase.

Quanto mais informações, melhor

Assim como muitos homens não sabem que podem desenvolver câncer de mama, existem muitas informações sobre o câncer de mama em mulheres que, infelizmente, não são amplamente conhecidas.

E para isso, a D’Or Consultoria criou a campanha “O risco é certo, o câncer não”, com um verdadeiro portal sobre sintomas, diagnósticos, tratamentos e depoimentos que ajudam a população a diminuir os riscos da mortalidade que essa doença traz.

Acesse ocancernao.com.br, conheça as informações e nos ajude a divulgar informação de qualidade!

Deixe seu comentário