O câncer de próstata pode ter cura se descoberto no início. Mas para isso, a consulta médica é fundamental.

 

Segundo o INCA, são mais de 65 mil novos casos de câncer de próstata por ano. Isso significa que há um risco estimado de mais de 64 casos para cada 100 mil homens.

Se você mora em uma cidade pequena, provavelmente conhecerá alguém que terá a doença. Mas é importante lembrar: o câncer de próstata tem cura. E isso depende do estágio em que for descoberto.

Por que o câncer de próstata não tem prevenção

O câncer é uma doença silenciosa que ocorre quando as células crescem de maneira desordenada, causando o crescimento de tumores. Infelizmente, não há maneiras de prevenir que isso aconteça.

Nesse sentido, é preciso diminuir os riscos a partir de hábitos saudáveis, como praticar atividades físicas, evitar o tabagismo, o alcoolismo e manter alimentação equilibrada.

Contudo, ainda que esses hábitos sejam mantidos na rotina, diminuindo as chances, o crescimento desordenado das células ainda poderá ocorrer por motivos genéticos.

E é nesse sentido que os exames preventivos aparecem como um complemento importante aos hábitos saudáveis. Eles ajudam a mapear possíveis situações que podem levar à causa do câncer de próstata e, assim, evitar que a doença de fato ocorra.

Por isso é muito importante abandonar quaisquer preconceitos. As consultas com urologista não devem depender apenas dos primeiros sinais do câncer de próstata. É preciso adotá-la como rotina – principalmente, a partir dos 40 anos.

Câncer de próstata tem cura se descoberto no início

Não tem segredo: se descoberto em seu estágio inicial, o câncer de próstata tem mais de 90% de chances de cura.

O problema é que homens têm uma cultura mais imediatista, ou seja, preferem deixar para resolver questões relacionadas à saúde somente quando não há outra possibilidade.

Como resultado, correm mais riscos por uma possível aceleração no crescimento silencioso do tumor, o que leva às necessidades de intervenções mais invasivas, como cirurgias ou tratamentos quimioterápicos.

Portanto, é importante saber que, sim, o câncer de próstata tem cura e isso pode depender dos próprios cuidados do paciente.

A prevenção é uma atitude poderosa que pode salvar você ou sua família. Quando o assunto é saber se o câncer de próstata tem cura, a prática de bons hábitos precisa ser urgente.

E é sobre isso o que a nossa campanha sobre saúde do homem retrata com bom humor. Em nosso site, você confere todas as dicas sobre a saúde do homem e relembra, sempre que precisar, dos cuidados necessários. Confira e #CuidadoBicho!

Deixe seu comentário