Será que dengue e covid têm alguma relação? Confira as respostas a seguir!

A dengue e a covid-19 fazem um time dos mais perigosos para a humanidade: se a dengue é um mal recorrente, e ainda mais frequente nos períodos mais chuvosos, o coronavírus veio para marcar os dois últimos anos com uma pandemia de origem ainda incerta e que, infelizmente, ficará na história. Mas será que uma doença tem relação com a outra? Confira a seguir!

Dengue e covid: o que um tem a ver com o outro?

Na origem, a dengue e a covid-19 não tem uma relação direta, sendo doenças diferentes. A dengue é causada pela picada do mosquito Aedes aegypti, que também pode ser o portador de outros vírus que causam zika e chikungunya – doenças especialmente perigosas, principalmente, para grávidas. Além disso, variações da dengue, como a hemorrágica, podem levar os pacientes à morte.

A dengue também não é contagiosa. Já o novo coronavírus, também conhecido por covid-19, é altamente contagioso. Descoberto na China, em pouco tempo o vírus ganhou o mundo e causou milhões de infectados.

Doentes por covid-19 tendem a ter maior fragilidade para doenças crônicas, especialmente as respiratórias. Caso uma pessoa esteja doente por covid-19 e seja picado pelo Aedes aegypti, poderá ter graves complicações, já que estará com a imunidade baixa.

Sintomas de dengue e covid

Durante o ano de 2021, houve uma redução nos casos de dengue. De acordo com o boletim epidemiológico 44 (Volume 52) da Secretaria de Vigilância em Saúde, do dia 3 de janeiro até o dia 27 de novembro de 2021, ocorreram 502.983 casos prováveis de dengue no Brasil. Houve uma redução de 46% de casos, quando comparado com o mesmo período do ano de 2020.

No entanto, o 20º Seminário Avançado em Saúde Global e Diplomacia da Saúde, do Centro de Relações Internacionais em Saúde (Cris/Fiocruz), realizado em setembro, apontou a importância de levar em consideração a possibilidade de subnotificações. Isso porque as visitas realizadas casa a casa foram suspensas e as pessoas passaram a procurar menos os hospitais, com receio da contaminação por covid-19.

Aliado a esse fato, é preciso considerar que, no início, os sintomas de dengue e covid são bastante similares. Somente em alguns casos, quando a dengue ou a covid evolui, é possível verificar algumas distinções. Veja abaixo os sintomas de dengue e covid:

Dengue

  • Febre alta > 38.5ºC
  • Dores musculares intensas
  • Dor ao movimentar os olhos
  • Mal-estar
  • Falta de apetite
  • Dor de cabeça
  • Manchas vermelhas no corpo

Covid-19

  • Febre
  • Dor de cabeça
  • Dor no corpo
  • Cansaço
  • Mal-estar
  • Tosse
  • Produção de escarro
  • Dores no peito
  • Falta de ar
  • Alteração do olfato e paladar

Seja qual for o sintoma identificado, é essencial buscar auxílio médico para o diagnóstico clínico e não tomar medicamentos por conta própria.

Dengue proporciona imunidade para o novo coronavírus?

Falar sobre benefícios de uma doença que mata muitas pessoas por ano soa até estranho. Afinal, a dengue também pode ser considerada uma epidemia: em 2021, até novembro, foram 220 óbitos por dengue.

Mas há uma possível correlação de imunidade, segundo pesquisadores da Universidade Duke, da Carolina do Norte. Nos estudos, ficou evidenciado que áreas com maior número de pessoas que foram infectadas por dengue, e mantiveram anticorpos para a doença, apresentaram maior resistência para a chegada do novo coronavírus.

Outra pesquisa, realizada pela Ufac, em colaboração com as universidades de Campinas, Federal do Paraná e Harvard, e publicada na revista científica “Clinical Infectious Diseases” apontou que o organismo se defende melhor quando já foi exposto ao vírus da dengue.

Ainda não existem evidências concretas sobre esse assunto e as pesquisas devem demorar alguns anos para serem finalizadas. Mas, caso a hipótese seja confirmada, abre portas para novas pesquisas que podem levar a alternativas para proteger a população contra a covid-19.

Não corra riscos para a Dengue e novo coronavírus: a doença mora no vacilo

Em todos os casos, não vale a pena correr o risco. Dengue e covid são doenças perigosíssimas que podem colocar em risco a sua vida e de toda a sua família.

Para evitar o novo coronavírus, use máscara o tempo todo e, se precisar sair de casa, higienize frequentemente suas mãos com álcool gel ou água e sabão. Além disso, evite locais aglomerados, entre outros cuidados que você pode conferir no nosso quiz sobre o novo coronavírus.

E, para a dengue, é sempre importante lembrar: não deixe água parada em quaisquer recipientes – da tampinha de garrafa ao tonel esquecido no quintal. São esses objetos que o Aedes aegypti utiliza para proliferar.

Veja mais informações no vídeo da nossa campanha “Um problemão sem tamanho”:

Confira também nossas outras campanhas de combate à dengue, zika e chikungunya:

O mosquito mora no vacilo

Aedes não é lenda

Pegue um leve 3

Você pode estar sendo observado

Água parada? Me deu onda!

Deixe seu comentário