O tratamento da Dengue pode variar de apenas analgésicos até internação de terapia intensiva. Saiba mais sobre os sintomas e evite a automedicação.

O clima quente e úmido do verão oferece as condições de proliferação do Aedes aegypti. Por consequência, os surtos de Dengue ficam ainda mais frequentes nesse período.

Considerada uma epidemia com quase 1 milhão de casos em 2020, a Dengue pode se apresentar em sua variação leve, que causa dores de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores nas articulações, febre e manchas vermelhas na pele, ou, ainda, em sua variação mais grave, que causa queda de pressão arterial, hemorragias e até a morte.

Ter atenção aos focos de água parada, em que se proliferam os mosquitos Aedes aegypti, é a principal atitude para diminuir os riscos da doença.

Qual é o tratamento da Dengue?

Infelizmente, ainda não foi desenvolvido um tratamento que erradique o vírus da Dengue. O acompanhamento da doença em sua versão leve é realizado com medicamentos para amenizar os sintomas até que o paciente se sinta totalmente recuperado.

Por ser uma doença que causa forte desidratação, o tratamento da Dengue consiste, principalmente, em beber muita água ou suco de frutas.

  • Para os sintomas de febre e dor de cabeça, os médicos podem indicar analgésicos específicos, como o paracetamol e a dipirona.

Mas, é importante lembrar: qualquer tratamento de saúde jamais deve envolver a automedicação. A consulta ao médico é indispensável.

Isso porque existem determinados medicamentos que podem levar à piora da doença.

Quais medicamentos evitar para Dengue?

Em geral, durante o tratamento da Dengue devem ser evitados medicamentos anticoagulantes ou que aumentam os riscos de sangramentos. São eles:

  • Medicamentos à base de ácido acetilsalicílico (Aspirina e semelhantes)
  • Diclofenaco
  • Ibuprofeno
  • Piroxicam

Quais os cuidados para quem tem Dengue?

Após o diagnóstico, estes são os cuidados indicados para quem tem a doença:

  • Repouso
  • Hidratação
  • Soro caseiro em caso de vômitos
  • Seguir as recomendações médicas quanto ao tratamento

Quanto tempo duram os sintomas da Dengue?

Na versão mais leve da doença, a febre pode durar até sete dias e os outros sintomas, como fraqueza e mal estar, podem levar semanas até que cessem.

Caso sejam identificados sintomas da Dengue hemorrágica, como sangramentos na gengiva, boca e nariz, o tratamento deve ser imediato, já que a doença traz complicações rápidas e pode levar à morte.

Não vacile com o mosquito

O Aedes aegypti precisa apenas de pequenos recipientes para se proliferar. E muitos desses recipientes, podem estar fáceis para ele aí na sua casa.

Melhor do que se preocupar com o tratamento da Dengue, é se preocupar em não ter a doença.

Para evitar vacilos, a D’Or Consultoria criou um jogo simples que mostra quais vacilos podem estar perto de você. Clique, confira, divirta-se com os personagens e evite o Aedes!

Deixe seu comentário