A telemedicina ganhou força em um momento crucial. Entenda melhor como ela funciona e suas vantagens.

Em caráter emergencial, durante a pandemia, o Conselho Federal de Medicina regulamentou os serviços de telemedicina, o que ajudou a popularizar os atendimentos de saúde online.

Mas nem todos sabem exatamente como utilizar esse benefício. Entender o que é a telemedicina e como ela tem ajudado as pessoas é um passo importante para tirar o melhor proveito desse serviço.

E nas linhas a seguir, você vai encontrar muitas dicas sobre esse assunto.

Confira!

O que é telemedicina?

A telemedicina é o serviço de atendimento de saúde com orientação de médicos, enfermeiros ou outros profissionais relacionados.

Por meio de interação visual via chamadas de vídeo, médico e paciente conversam sobre acompanhamentos, sintomas e mudanças no estado de saúde do paciente após uma primeira consulta presencial.

A telemedicina é um diferencial importantíssimo em planos de saúde, já que agiliza a comunicação entre pacientes e médicos, evita o agravamento de quadros médicos e facilita a prescrição quando o acompanhamento já vem sendo realizado há algum tempo.

Quais os serviços da telemedicina?

Teleconsulta

É a consulta entre médico e paciente por meio de chamada de vídeo.

Telediagnóstico

É a emissão de laudos e leituras de exames. Esse serviço é realizado por profissionais da saúde e têm o objetivo de agilizar o início de tratamentos e possíveis mudanças clínicas.

Telemonitoramento

Quando um profissional de saúde, ou um grupo de profissionais, monitora o paciente à distância por meio de dispositivos, como aplicativos de smartphones. O app [email protected], da D’Or Consultoria, é um ótimo exemplo.

Qual a importância da telemedicina no Brasil?

Segundo pesquisa divulgada pelo Instituto Ipsos, 64% dos brasileiros declararam o adiamento ou cancelamento de serviços de saúde durante a pandemia. Entre os números de cancelamentos dos principais serviços de saúde, estão:

  • 40% tratamentos dentários ou oftalmológicos
  • 22% check-ups preventivos
  • 21% cirurgias opcionais

Esses números levam a consequências sérias, como o atraso em diagnósticos que podem ser vitais aos pacientes.

O simples fato de não ir às consultas hospitalares, trouxe números alarmantes, como a queda de 70% dos diagnósticos de câncer – fato gravíssimo, já que, quanto antes o diagnóstico for realizado, mais cedo os tratamentos são iniciados e maiores são as chances de cura.

Quando os serviços de medicina começaram a ser utilizados pelos pacientes, ainda que por força da pandemia do novo coronavírus, os resultados positivos foram importantes para atestar a importância desse serviço: a pesquisa Ipsos mostrou que 51% dos brasileiros que utilizaram o serviço se sentiram confortáveis, enquanto quase 10% se sentiram muito confortáveis.

Entre os principais benefícios citados, estão:

  • 49% – Não precisar se sentar junto a outras pessoas doentes
  • 42% – Evitar o deslocamento para o local de consulta
  • 29% – Pontualidade das consultas
  • 74% – Melhora na confiança e comunicação com o médico

Telemedicina para empresas: menos absenteísmo e mais cuidado com os colaboradores

A telemedicina é um benefício importantíssimo para a população em geral. Oferecida pelas empresas, traz resultados a curto prazo, como a diminuição do absenteísmo, o melhor acompanhamento médico dos colaboradores e a diminuição da sinistralidade.

Como resultado, a empresa mantém colaboradores mais saudáveis e reduz custos adicionais com saúde.

A telemedicina da Rede D’Or São Luiz, oferecida pela D’Or Consultoria, traz todos esses benefícios aliados à disponibilidade da maior rede hospitalar do país, que dispõe de alta tecnologia e equipe médica renomada.

Saiba mais sobre os benefícios do serviço e conheça o que há de melhor em telemedicina para seus colaboradores.

Deixe seu comentário