É muito importante entender o que é um tumor, e como se forma, para procurar o devido atendimento médico se for necessário. Acompanhe nossas dicas e saiba mais.

O corpo humano é constituído por inúmeras células que nascem e morrem todos os dias. Esse processo é controlado pelo organismo, entretanto, se por algum motivo as células nascem de maneira desordenada, se subdividindo excessivamente, elas podem gerar tumores.

Existem muitos tipos de tumores. A classificação geral é de que alguns são benignos e outros são malignos, mas ambos requerem atenção médica.

Entender o que é cada tipo e como agir caso receba o diagnosticado é muito importante para se recuperar o mais rápido possível.

E é para explicar melhor esse assunto que trouxemos os tópicos a seguir.

Confira!

O que é um tumor?

O tumor surge quando as células crescem desordenadamente, se acumulando no tecido. Os tumores podem ser internos ou expostos, com diferentes graus de risco ao paciente.

A gravidade dos tumores benignos e malignos depende muito de sua capacidade de gerar metástase (chegar a outros órgãos) e do local em que estão alojados. É isso que indicará se haverá necessidade ou não de tratamento específico.

Saiba mais em: O que é metástase? Ela tem cura?

Como saber se um tumor é benigno ou maligno?

Para saber o grau do tumor, ou seja, se ele é benigno ou maligno, os patologistas retiram uma amostra do tecido por meio de biopsia e pesquisam sua velocidade de multiplicação.

A partir da biopsia, os tratamentos necessários serão indicados para garantir a remoção ou o tratamento, caso seja caracterizado como câncer.

Qual é a diferença entre tumor benigno e tumor maligno?

Tumor benigno

O tumor benigno tem células que crescem lentamente e são bem parecidas com as do tecido comum. Na maioria dos casos, os tumores benignos podem ser totalmente removidos, garantindo uma vida tranquila para o paciente.

Tumor maligno

Já o tumor maligno tem como característica o rápido agrupamento de células, que podem invadir outras estruturas próximas à sua origem. A cura dependerá do local em que o tumor cresceu, bem como o diagnóstico precoce.

Por que é importante falar sobre o assunto câncer?

Tratado como tabu e até mesmo palavra “maldita” entre alguns, o câncer é uma doença que acometerá 1 a cada 2 brasileiros, mas se descoberto no início, tem altas chances de cura. Por isso é tão importante abordar o assunto e transformá-lo em fonte de conhecimento, discussão e até mesmo segurança à família.

Sabendo disso, a D’Or Consultoria criou a campanha sobre câncer “Quanto mais você fala, mais fraco ele fica”, que aborda, justamente, a necessidade de falar do assunto de maneira leve e clara.

Confira a campanha na íntegra, discuta mais o assunto e leve informação à toda a sua família.

Deixe seu comentário