Saiba por que o Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março

Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia dos Namorados, Dia das Mulheres… São todas datas criadas pelo comércio para estimular as vendas, certo? Errado!

O Dia Internacional da Mulher teve sua origem em protestos nos Estados Unidos e Europa, que reivindicavam igualdade de condições de trabalho.

O começo de tudo

Como a busca por igualdade era (e ainda é) um objetivo comum a todas as mulheres, movimentos e protestos começaram a brotar nos Estados Unidos e alguns países da Europa – principalmente na Rússia, no início dos anos 1900.

Em fevereiro de 1909, uma enorme passeata de mulheres ocorreu em Nova Iorque, e essa data ficou tão marcada, que esse talvez tenha sido o primeiro “dia da mulher”.

Nos anos seguintes, os movimentos foram se espalhando também em outros países!

Mas por que o Dia Internacional da Mulher é celebrado em 8 de março?

Muita gente acredita que a data esteja relacionada ao incêndio em uma fábrica de roupas em Nova Iorque, em 25 de março de 1911, que causou a morte de 125 mulheres e acabou se tornando outro marco na luta por melhores condições de trabalho feminino.

No entanto, o dia que celebramos hoje em dia teve início na então União Soviética. De 1910 a 1917, os movimentos das mulheres foram ganhando força nas ruas e nas fábricas, de modo que o protesto de 23 de fevereiro de 1917 no calendário russo – 8 de março, no calendário gregoriano – se tornou uma celebração da mulher heroica e trabalhadora pelos soviéticos.

Dia da Mulher Hoje

O Dia Internacional da Mulher só foi oficializado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1975 e, embora ainda haja desafios a superar, inclusive no mercado de trabalho, o número de mulheres em cargos de liderança vem crescendo a cada ano!

Quer saber mais sobre as conquistas das mulheres? Confira o site da nossa campanha de março!

Deixe seu comentário