Hábitos saudáveis podem ser parte da rotina em qualquer lugar: no trabalho, em casa ou no trabalho em casa. Confira as dicas.

Adotar, no dia a dia, pequenos hábitos saudáveis no trabalho ou em casa é muito importante para manter sua saúde física e mental.

Seja no escritório ou em home office, é muito importante lembrar de atividades que melhoram sua rotina e ofereçam qualidade de vida. Afinal, a ideia é priorizar sua saúde, seja qual for o lugar você ocupe no dia a dia.

E como nossa missão é justamente oferecer soluções fáceis de serem adotadas, aqui vão 5 dicas práticas:

1. Hábitos saudáveis no trabalho: movimente-se regularmente

Se você passar horas e mais horas na cadeira, em frente ao seu computador, provavelmente vai perceber sua coluna desconfortável em pouco tempo. Por mais alongamentos que você faça, é necessário movimentar seu corpo de hora em hora.

Aproveite para ir até a janela ou beber água. Ande pela casa ou pelo escritório. Seu corpo precisa de movimento – e sua saúde mental, também.

Dica: alguns aplicativos oferecem programas gratuitos para exercícios físicos em casa. É possível escolher entre atividades moderadas ou mais pesadas, de acordo com a sua necessidade. São boas opções para ocupar o tempo que seria da academia.

2. Aproveite o sol sempre que possível

Se não for possível sair de casa para ir à praia ou parque, aproveite o quanto puder o sol em sua casa.

Ainda que seja em um cantinho iluminado pelas frestas da janela, curtir um banho de sol por 15 ou 30 minutos no dia a dia pode estimular a produção de vitamina D.

Mas lembre-se: sempre use protetor solar e prefira horários antes das 10h ou após às 16h, quando há menos riscos dos raios ultravioletas para a sua pele.

3. Cozinhe seus próprios alimentos

Se você está trabalhando em casa, sabe que é um desafio manter a alimentação saudável.  Parece sempre mais fácil abocanhar qualquer coisa que não tome tempo no seu dia. Se você está no escritório, essa lógica vale para lanches não naturais ou um almoço mais gorduroso.

Sempre que possível, tente cozinhar – seja para o seu intervalo trabalhando em casa ou para levar de marmita.

A atividade culinária estimula a criatividade e pode ser um momento prazeroso do seu dia – seja sozinho(a) ou na companhia de familiares/amigos.

Além de adquirir hábitos mais saudáveis com alimentos frescos e refeições nutricionalmente bem equilibradas, você minimiza o acesso a outros alimentos, que podem causar doenças crônicas, entre outros males.

4. Mantenha o contato com amigos e pessoas que ama

Se você está passando pelo isolamento social, pode ser que, em algum momento, tenha sentido certa solidão. E é normal. Os encontros com amigos, familiares e colegas de trabalho diminuíram drasticamente e têm feito falta.

Para minimizar a distância, tente manter o contato frequente para conversar sobre amenidades, como dicas de filmes, séries, músicas, contar piadas, falar sobre ideias e jogos, entre outros.

Quanto mais você se cercar de palavras e atitudes positivas, mais encontrará conforto mental para atravessar a rotina do trabalho.

5. Mantenha contato consigo

Manter o contato com pessoas queridas é importante, mas tão importante quanto isso, é manter o contato consigo.

Prestar atenção nos próprios sentimentos e medos, inclusive profissionais, é muito importante para evitar sentimentos negativos ou até mesmo a depressão.

A meditação é um bom refúgio para isso. Basta fechar os olhos em dez minutos em posição confortável e deixar que os pensamentos corram soltos.

Vale a pena também praticar atividades criativas, como estudar música, desenhar, escrever, pintar, entre outros exercícios manuais. O importante é estimular a atividade cerebral para sentir bem-estar.

O acompanhamento com profissionais de psicologia é importantíssimo e é outra ferramenta de autoconhecimento que fará muita diferença.

Hábitos saudáveis no trabalho valem por toda a vida

Essas são apenas algumas dicas sobre hábitos saudáveis no trabalho – seja no escritório ou em casa – que fazem parte da nossa campanha contra o sedentarismo.

Acesse nossa página e confira o conteúdo completo. Você vai perceber que, quando aprende a habitar seu corpo de maneira mais saudável, aprende também a conviver melhor consigo.

Deixe seu comentário