Com a preocupação em evitar a contaminação pelo novo Coronavírus, muitas pessoas começaram a usar o álcool em gel constantemente. O problema é que informações circulam por todos os lugares, muitas vezes se contradizendo. Dá para fabricar álcool em gel em casa usando gelatina ou gel de cabelo? É preciso lavar as mãos e depois passar o álcool em gel?

Em tempos de fake news, nada melhor do que se informar com dados baseados em fatos científicos, não é mesmo? Vem que a gente te conta os mitos e as verdades para você se proteger com segurança!

1. Higienização das mãos com álcool em gel é tão eficiente quanto com água e sabão

Verdade! Quando usado o álcool em gel 70% e o processo é feito da maneira certa, essa higienização é eficiente. Porém, ele é recomendado apenas quando não há a opção de usar a água e o sabão, pois pode ressecar a pele com o uso excessivo.

Atenção: lembre-se de usar uma quantidade suficiente para cobrir toda a superfície das mãos e depois deixe secar sozinho. Não esqueça dos punhos e dos polegares.

2. Qualquer tipo de álcool serve

Mito! Algumas pessoas acreditam, inclusive, que o álcool em concentrações maiores ou em sua forma líquida protegem melhor. Na verdade, há uma razão para que o álcool recomendado seja em gel 70%.

A evaporação de um álcool mais concentrado é maior, reduzindo o tempo de contato entre o álcool e o patógeno. Além disso, é necessário ter água o suficiente na composição para que ela conduza o álcool ao interior da célula do microrganismo. Com pouca água, o álcool desidrata o microrganismo, mas não o mata.

3. É possível fazer álcool em gel em casa com gel de cabelo ou gelatina

Mito! A gelatina é um composto orgânico que, fora da geladeira, se decompõe, levando a reações alérgicas ou complicações. Já o gel de cabelo é uma substância que não é própria para a higienização das mãos e pode causar problemas, além de não fazer efeito.

O gel industrializado tem substâncias apropriadas e na medida certa para a higienização. O álcool em gel 70% é o mais indicado, pois a proporção é a correta para a finalidade, incluindo a prevenção ao novo Coronavírus. O Conselho Federal de Química não recomenda a produção do álcool em gel em casa e alerta para perigos como incêndios, queimaduras e ingestão.

4. Só é necessário espalhar o álcool em gel superficialmente nas mãos

Outro mito! Não basta dar aquela passadinha básica em toda a mão. Para que a limpeza seja completa, é necessário passar entre os elos dos dedos, na parte de cima da mão, polegares e nos pulsos.

5. Na hora de limpar as mãos, é preciso tirar todos os acessórios

Verdade! Como os microrganismos são mesmo micro, eles estão em toda parte, inclusive em anéis, pulseiras e relógios. Retire-os, higienize as mãos e depois os acessórios para só depois colocá-los de volta.

6. Para limpar completamente as mãos, é preciso lavar com água e sabão e depois passar o álcool em gel

Mito! Se você higienizar as mãos corretamente, não precisa passar o álcool em gel depois. As duas opções são eficientes sozinhas, e uma não depende da outra.. O importante é sempre higienizar as mãos e evitar ao máximo tocar o rosto, os olhos e a boca.

7. É possível substituir a higienização das mãos pelo uso de luvas

Mito! As luvas passam a impressão de que estamos protegidos, mas ao usá-las, se houver o contato com o vírus e tocar os olhos ou a boca, por exemplo, ocorre a contaminação. Além disso, no momento de retirar o acessório, as mãos podem ser contaminadas.

8. Sabão antibacteriano é mais eficiente do que o sabão normal

Mito também! Os sabões comuns contam com a mesma eficiência dos antibacterianos e podem ser usados em todas as situações. Já os sabonetes antibacterianos, são recomendados para uso apenas com indicação médica, o que geralmente ocorre quando se trata da limpeza de feridas, cicatrizes, lesões ou infecções.

Quando eles são usados em excesso, eliminam a camada hidrolíptica da pele, uma proteção natural necessária sem a qual a pele fica ressecada e vulnerável ao surgimento de rachaduras, alergias e infecções.

Não são poucos os mitos sobre a higienização das mãos com álcool em gel, né? Agora que você já desvendou alguns deles, confira também como lavar as mãos da maneira correta com água e sabão ou com álcool em gel!

Deixe seu comentário