Nunca se falou tanto da importância de lavar as mãos corretamente. Dia 5 de maio é o Dia Mundial da Higienização das Mãos e mobiliza pessoas em todo o mundo para levar informações adequadas para prevenção de diversas infecções, incluindo a COVID-19.

Nós compilamos informações que vão te ensinar, de maneira simples, como lavar as mãos corretamente e se proteger de maneira eficiente. Vem com a gente!

Como lavar as mãos com água e sabão

Uma das maneiras mais simples de realizar a higienização das mãos é usando água e sabão. Veja as instruções de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

Observações:

  • toalhas de tecido podem ser usadas se você for a única pessoa a utilizá-la, mas ainda assim, lave-a a cada dois ou três dias;
  • os secadores de ar não são recomendados, pois podem aumentar a dispersão de partículas e microrganismo no ar, contaminando o ambiente.

Como higienizar as mãos com álcool em gel

O álcool em gel é um excelente substituto para higienizar as mãos quando não há a possibilidade de lavar as mãos com água e sabão. Ele é igualmente eficiente, desde que não haja sujidade visível. Veja como realizar a higienização das mãos com álcool em gel de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa):

 

O álcool precisa ser 70%, pois é a concentração exata de água para facilitar a entrada do álcool no microrganismo. Concentrações maiores evaporam mais rápido, fazendo com que não haja penetração do álcool e evitando a destruição do microrganismo.

Ele precisa ser em gel, primeiro porque não se espalha rápido como o líquido, evitando acidentes. Outro motivo é que o gel tem um item hidratante na composição, prevenindo o ressecamento da pele.

A importância de lavar as mãos corretamente

O hábito de higienizar as mãos constantemente não era um hábito de todos até a chegada da COVID-19. Porém, não é somente essa doença que pode ser prevenida por este hábito. Diversas outras patologias, incluindo a Influenza e a Sepse, além de infecções respiratórias, hepatite A, leptospirose, toxoplasmose, entre outras.

Sendo assim, se o hábito permanecer depois da pandemia, evitaremos diversos casos de contaminações de vírus e bactérias. Além disso, é importante que elas sejam lavadas corretamente, caso contrário, a eficiência do processo é reduzida.

Nos ajude a conscientizar mais pessoas sobre o tema. Compartilhe este artigo em suas redes sociais! Aproveite também para conferir como a prevenção é Mais que Sorte!

Deixe seu comentário