Se você já se sentiu confuso ao saber que uma mulher transexual é lésbica ou um homem transexual é gay ou que são bissexuais, provavelmente é porque ainda não entende a diferença entre identidade de gênero e orientação sexual.

A sigla LGBTQIA+ (lésbicas, gays, transexuais, intersexuais, queer, assexuais, o + indica outros) hoje engloba os dois conceitos e, por conta disso, causa certa confusão quando alguém se declara sendo pertencente de mais de uma letra da sigla.

Conhecer a diferença entre esses dois conceitos é importante, pois a informação é a maior aliada contra o preconceito. Vamos lá!

Identidade de gênero e a cisnormatividade

Quando um bebê nasce, ou mesmo durante a gestação, o profissional identifica, por meio da genitália se é um menino ou uma menina. Isso é comum, o problema é o que ocorre depois.

Com o passar dos anos, aquela pessoa pode não se identificar com seu sexo biológico, gerando sentimentos conflituosos, como se tivesse “nascido no corpo errado”.  Essa sensação se manifesta desde a infância e não tem a ver com a orientação sexual.

As causas para a transexualidade não são completamente compreendidas pela ciência, mas algumas pesquisas indicam que é um traço que nasce com a pessoa. Uma possível explicação seria a de que, na gravidez, os genitais se formam primeiro, determinando o sexo biológico.

Porém, o cérebro se desenvolve depois e, durante este processo, alterações hormonais podem diferenciar o sexo determinado pelos genitais do que o cérebro indica. Há ainda pesquisadores que dizem que a causa é genética.

Vale ressaltar que a transexualidade não é considerada uma doença, nem um distúrbio mental. É importante compreender a diversidade humana e, acima de tudo, respeitá-las.

Pessoas que se identificam com o gênero que nasceram são chamadas de cisgêneros. É chamada de cisnormatividade o ato de exigir que a pessoa se identifique com o gênero com o qual nasceu.

Essa ação anula a existência das outras identidades de gênero e podem gerar problemas psicológicos. Uma consequência é a taxa elevada de suicídio entre a população trans.  Ela também se reflete na rejeição da família, dificuldade de emprego e renda e violência.

Diferença entre transgêneros, travestis e transexuais

Transgênero é uma expressão que contempla vários casos de pessoas que se identificam com um gênero diferente do sexo biológico. Ele inclui:

Transexuais: não se identifica com o sexo biológico. Pode trocar de nome e gênero, utilizar hormônios e até realizar cirurgia para adequação do gênero.

Travestis: vivenciam papeis de gênero diferentes do seu, mas não se reconhecem como homens ou mulheres, são de uma identidade diferente. Preferem ser tratadas no feminino e é considerado insulto usar adjetivos masculinos para se referir a elas.

E os Crossdressers e Drag Queens?

Muita gente confunde, mas Crossdressers e Drag Queens não são identidades de gênero, são formas de expressão. Isso significa que não necessariamente um Crossdresser e uma Drag Queen são homossexuais.

O Crossdresser gosta de usar roupas e adereços por admiração ao sexo oposto, em alguns casos há o fetiche. Já as Drag Queens são homens que costumam criar personagens com trejeitos exagerados das mulheres.

Existem também os Drag Kings, que são mulheres que interpretam personagens masculinos. Costumam fazer shows, eventos e gostam de se apresentar em público.

Orientação sexual e heteronormatividade

A orientação sexual é definida de acordo com o gênero que a pessoa se identifica e por qual gênero essa pessoa sente atração sexual e cria laços românticos. Veja abaixo:

  • Heterossexual: tem atração por alguém de outro gênero;
  • Homossexual: tem atração pelo mesmo gênero;
  • Bissexual: tem atração por ambos;
  • Assexual: ausência de desejo sexual por qualquer gênero. Em alguns casos pode sentir atração romântica por um gênero ou por ambos, em situações específicas, sem atração sexual.
  • Pansexual: não se importa com a identidade de gênero, se atraem por outras características.

A orientação sexual tem um grande espectro e é muito complexa. As nomenclaturas são uma forma de classificar e compreender a diversidade, abrindo o diálogo para que cada vez mais pessoas aceitem e respeitem todas as formas de amar.

É chamada de heteronormatividade a maneira compulsória que a sociedade define, e até pressiona, que todos se relacionem afetivamente com o gênero oposto. Quando isso não ocorre, a pessoa começa a sofrer discriminações, violências psicológicas e físicas e se torna alvo de diversos preconceitos.

A diferença entre orientação sexual e identidade de gênero

Como você viu, os conceitos são diferentes. Isso significa que uma pessoa pode ser transgênero (transexual ou travesti) e ser heterossexual, homossexual, bissexual etc. Então, agora você entende por que isso acontece.

Compartilhe este artigo com outras pessoas e ajude a espalhar informações para combatermos juntos o preconceito e promovermos o respeito à diversidade!

Veja também a nossa campanha do Mês do Orgulho LGBT+

Deixe seu comentário