Não é incomum encontrarmos histórias sobre pessoas que sofreram um acidente de trabalho. Apesar de muita gente acreditar que eles só podem acontecer em ambientes mais perigosos como fábricas e construções, na verdade, já existem diversos problemas de saúde que estão relacionados a trabalhos no computador e até a problemas de saúde mental.

Quer entender melhor sobre o que são os acidentes de trabalho e como preveni-los? Vem com a gente!

O que é um acidente de trabalho?

Basicamente, um acidente de trabalho ocorre quando um colaborador sofre uma lesão durante o trabalho ou por causa dele. Isso significa, que estão incluídas também as lesões por esforços repetitivos e até mesmo os psicossomáticos que podem ser causados pela sobrecarga de trabalho. De acordo com o art. 19 da Lei nº 8.213/91:

“Acidente de trabalho é o que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço de empresa ou de empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados referidos no inciso VII do art. 11 desta Lei, provocando lesão corporal ou perturbação funcional que cause a morte ou a perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.”

Quais são os tipos de acidente de trabalho?

De acordo com a CLT, os acidentes de trabalho podem ser classificados em três categorias:

  • Típico – é o que ocorre no local de trabalho, nos arredores ou durante o expediente.
  • Atípico – é classificado dessa maneira o acidente que acontece pela repetição de atividades ou de uma doença relacionada ao trabalho exercido, como uma contaminação, por exemplo.
  • De trajeto – ocorre quando o profissional está realizando o deslocamento de sua casa até a empresa e vice-versa, seja em um veículo próprio ou transporte público.

Diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional

É importante ressaltar que existe uma diferença entre acidente de trabalho e doença ocupacional. Porém, a doença ocupacional é caracterizada como um acidente de trabalho, afinal, é uma lesão que ocorre por conta da atividade desempenhada pelo colaborador. A legislação classifica dois tipos de doenças ocupacionais:

  • Doenças profissionais – ocorrem por conta de situações comuns aos integrantes de determinada categoria profissional. Um exemplo são caixas de instituições bancárias, que podem adquirir DORT (Distúrbio Osteomuscular Relacionado ao Trabalho) por conta da contagem de dinheiro e registro de informações.
  • Doenças do trabalho – ocorrem por causa do ambiente em que o profissional realiza as atividades, como nos casos de colaboradores de indústrias que trabalham em lugares com ruídos altos e não utilizam Equipamentos de Proteção Individuais (EPI).

Acidentes de trabalho ainda são constantes

Há quem acredite que acidentes de trabalho são coisas do passado, mas, de acordo com o Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, elaborado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT) e a Organização Internacional do Trabalho (OIT), de 2012 a 2020, foram registrados 21.467 acidentes fatais no Brasil.

Isso gera uma média de 6 óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado formal — um número assustador. Para se ter uma ideia, o Brasil ocupa o segundo lugar entre os países do G-20 e das Américas quando se trata de mortalidade no trabalho.

A maior parte dos acidentes são ocasionados pela operação de máquinas e equipamentos que resultaram em amputações e lesões gravíssimas. O número indica que ainda temos um longo caminho a percorrer, seja por parte das empresas em assegurar as medidas de proteções coletivas, do governo em fiscalizar as políticas de prevenção ou dos colaboradores de conhecerem e exigirem também as condições adequadas para a realização do trabalho.

A preocupação vai além dos acidentes graves

Não falamos somente de acidentes graves, uma vez que a prevenção também pode incluir problemas de saúde como LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), cegueira ou perda da visão, depressão, estresse ocupacional, síndrome de Burnout, pneumoconiose, entre outras.

Mesmo quem trabalha no escritório, precisa tomar cuidados com a ergonomia ou mesmo a saúde mental. De acordo com o Ministério da Saúde, desde o ano de 2020, quando começou a pandemia, os auxílios-doença por depressão, ansiedade, estresse e outros transtornos aumentaram em 30%.

É importante destacar, que a prevenção dos acidentes de trabalho é uma ação coletiva. Portanto, cada um de nós precisa fazer a sua parte, inclusive conhecendo e seguindo as normas de segurança à risca.

Faça a sua parte

Muitos acidentes e doenças ocupacionais podem ser prevenidos com a adequação do ambiente de trabalho e cumprimento das normas de segurança. Sendo assim, aqui vão algumas dicas importantes:

  • Use o EPI – se você trabalha em uma indústria, use o EPI (Equipamento de Proteção Individual) de acordo com a função exercida e conheça todas as instruções que forem transmitidas. Elas são para a sua segurança.
  • Cuidado com a ergonomia – quem trabalha em escritório, precisa ficar atento à ergonomia, verificando postura, posição dos pulsos e se os instrumentos de trabalho estão adequados para o seu conforto e saúde.

A prevenção de doenças também é uma preocupação da empresa

O afastamento, assim como a aposentadoria dos colaboradores, não são vantajosos para as empresas. Muitas vezes, por falta de atenção ao trabalho, pode-se perder um profissional qualificado, experiente e que veste a camisa.

Por isso, as empresas também precisam estar atentas a essas questões.  Aqui vão algumas dicas para auxiliar:

  • Quando falamos de problemas emocionais, como a Síndrome de Burnout, por exemplo, é preciso investigar se existem problemas como metas irreais, práticas abusivas ou sobrecarga de serviços.
  • Realize treinamentos constantes, reforçando sempre as medidas de segurança necessárias para que o trabalho ocorra de forma segura.
  • Ofereça plano de saúde, pois, muito mais do que um benefício, ele pode ajudar o colaborador a identificar os problemas antes que eles se agravem, evitando, inclusive, afastamentos.
  • Invista em medidas protetivas coletivas e individuais, além de realizar a reforma e manutenção dos espaços e equipamentos utilizados, evitando acidentes.

Confira abaixo o vídeo que fizemos sobre a prevenção de acidentes:

Gostou do artigo? Confira também essa campanha que fizemos o Guia Sagrado das Normas de Segurança do Trabalho!

Deixe seu comentário