No dia 8 de agosto é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Colesterol, com o objetivo de levar informações muito importantes sobre essa doença que atinge mais de 2 milhões de pessoas todos os anos.

Apesar de não ter sintomas, o colesterol alto pode levar graves prejuízos à saúde, sendo ele um fator de risco da aterosclerose, uma inflamação com placas de gordura, cálcio e outros elementos que pode levar a doenças cardiovasculares e acidentes vasculares cerebrais. Continue a leitura e saiba como evitar e controlar o colesterol alto!

HDL e LDL: entenda a diferença

Você já ouviu falar que o colesterol é importante para o funcionamento do corpo humano? Pois é. Existem dois tipos de colesterol: o HDL e o LDL. O LDL é uma lipoproteína de baixa intensidade que tem como objetivo transportar o colesterol do fígado e do intestino para as células do corpo humano.

Apesar de ter um objetivo, quando em níveis muito elevados, ele faz com que o colesterol se acumule nas paredes internas das artérias, criando placas de gordura nos vasos sanguíneos e fazendo com que o fluxo de sangue seja prejudicado. Com isso, podem ocorrer problemas no coração e até no cérebro.

Já o LDL é conhecido como “colesterol bom”, pois tem o objetivo de remover o excesso de colesterol dos tecidos corporais, levando os cristais de colesterol até o fígado. Lá, eles serão metabolizados para depois serem descartados. Esse colesterol em níveis mais elevados reduz os riscos de doenças do coração, além de evitar inflamações e ser antioxidante.

O ideal é que os níveis de HDL estejam acima de 40 mg/dL, sendo que é classificado como ótimo, quando estão maiores de 60 mg/dL. Já o LDL normal é de 101 e 130 mg/dL, sendo que entre 161 e 190 mg/dL já é considerado alto.

Veja abaixo o vídeo que criamos sobre este tema:

Dieta para combate ao colesterol

Apesar da dieta para combate ao colesterol ser muito importante, ela não resolve o problema do colesterol alto, uma vez que apenas 25% do LDL vem da alimentação e os outros 75% são produzidos pelo fígado. O aumento do LDL está ligado a fatores genéticos e, se forem muito altos, somente a dieta não irá funcionar.

Porém, os médicos recomendam uma dieta rica em gorduras insaturadas e pobres em gorduras saturadas. Veja abaixo algumas dicas.

  • Alimentos que ajudam a reduzir o LDL: nozes, amêndoas, castanhas e avelã, além de chá verde, fibras, frutas e vegetais são muito bons para a redução do colesterol ruim. O chocolate amargo é rico em flavonoides, substâncias que diminuem o LDL.
  • Carnes: é recomendado o consumo de peixes e carnes de aves sem pele, evitando cortes gordos e frituras, além de embutidos, camarão, polvo e lulas.
  • Ovos: não exagerar na quantidade de gemas, mas a clara não tem colesterol, pode ser ingerida sem medo.
  • Leite e derivados: sempre leite, queijos e iogurtes desnatados, sendo o queijo cottage o mais magro. Evitar provolone, parmesão, cheddar e gorgonzola. Com relação às margarinas, opte por aquelas com esteróis vegetais (fitosteróis). Elas ajudam a reduzir os níveis de LDL.

O ideal é realizar o acompanhamento com um nutricionista, que indicará a melhor dieta para você.

Tratamento para combate ao colesterol

Além do controle da alimentação, o tratamento para pacientes com níveis altos de colesterol LDL inclui o exercício físico aeróbico regular, além de serem utilizados medicamentos específicos. O importante é detectar e tratar essa doença que é silenciosa, por isso, faça seu check-up médico regularmente.

Gostou das informações? Confira também a nossa campanha sobre o combate ao colesterol alto “Nem Todo Perigo é Visível” e nos ajude a compartilhar informações relevantes no Dia Nacional de Combate ao Colesterol!

Deixe seu comentário