Se expor ao sol estimula a produção de vitamina D e de melanina e ajuda a prevenir doenças. Mas, se você é do time que adora o verão e conta as horas para tomar sol e curtir uma praia ou piscina, já deve saber que ele pode ressecar e queimar a pele. Além disso, para evitar problemas de saúde, os cuidados com o sol são indispensáveis. Confira quais os riscos do excesso de exposição ao sol e como preveni-los!

Insolação

O primeiro dos cuidados com o sol é evitar estar exposto a ele por muitas horas e em momentos em que a temperatura está muito elevada. O corpo humano tem seu funcionamento ideal com temperaturas entre 36,5 °C e 37 °C. É considerada como insolação a temperatura interna acima dos 40 °C. Quando a temperatura corporal aumenta muito e rapidamente, começam a ocorrer problemas como confusão mental, irritação e falhas na transpiração.

Considerando que a transpiração é uma forma de resfriar o corpo e regular a temperatura, seu mau funcionamento passa a demandar cuidados médicos para evitar complicações e até a morte.

Se você perceber que alguém apresenta sinais de insolação, busque atendimento médico, mas, antes, leve-a para um local fresco sob a sombra, retire as roupas, borrife água na pele e aplique compressas de água fria.

Para evitar a insolação, não tome sol entre 10h e 16h, passe bastante protetor solar, use boné ou chapéu e óculos escuros e pratique atividade física ao ar livre com moderação.

É importante evitar os casos de insolação, principalmente em crianças, pois eles podem contribuir para problemas futuros, incluindo o câncer de pele.

Desidratação

No calor, perdemos água por meio da transpiração e, quando não fazemos a devida reposição, podemos sofrer com a desidratação. Os sintomas dela incluem:

  • boca seca e sede;
  • sonolência e cansaço;
  • dor de cabeça e tontura;
  • diminuição da produção de urina.

Em casos graves, também podem surgir sintomas, como queda de pressão arterial, perda de consciência, coma, convulsões e até falência de órgãos.

Sendo assim, é importante ingerir bastante água, frutas suculentas (como melão e melancia) e evitar roupas pesadas. Outra recomendação é evitar bebidas com cafeína e com muito açúcar, incluindo sucos e refrigerantes. Bebidas alcoólicas também podem contribuir para a desidratação.

Intoxicação alimentar

Apesar de não ser um problema causado especificamente pelo sol, é no verão que são notificados mais casos de intoxicação alimentar. Isso porque as altas temperaturas podem comprometer a conversação dos alimentos, além de facilitar a proliferação de vírus e bactérias, como a salmonela e o rotavírus.

Os sintomas de intoxicação costumam ser:

  • diarreia, náusea e/ou vômito;
  • tontura;
  • dor abdominal;
  • febre (em alguns casos).

Poucos casos exigem internação, mas é importante procurar auxílio médico logo que surgirem os sintomas, além de manter o repouso e se hidratar.

Para evitar a intoxicação alimentar, prefira alimentos leves e naturais, evite condimentos e opte por fazer as refeições em locais conhecidos.

Agora você já sabe a importância dos cuidados com o sol. Então, para curtir o verão, não exagere no sol, use protetor solar, roupas leves e cuide direitinho da alimentação e da hidratação. Lembrando que, no caso de crianças e idosos, os cuidados devem ser redobrados. Confira nosso vídeo sobre o tema:

Veja também nossa campanha “É verão e a gente tá como?” que aborda o mesmo tema!