Desde o dia 22 de março de 1992, é comemorado o Dia Mundial da Água. Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o objetivo da data é chamar atenção para questões como a importância da preservação desse recurso tão importante para a saúde das pessoas e equilíbrio do ecossistema.

Buscando fazer nossa parte nessa missão, nós separamos 5 curiosidades que você precisa conhecer sobre a água e que vão te ajudar a entender a importância de preservá-la. Veja!

1. Mais da metade do corpo humano é composto por água

A água é essencial para o funcionamento do corpo humano, uma vez que realiza funções como o transporte de nutrientes, oxigênio e sais minerais, além de eliminar as substâncias que o organismo não precisa mais.

A quantidade que compõe o corpo de um indivíduo depende de vários fatores, incluindo idade e como a reposição é feita no decorrer da vida. Estima-se que uma pessoa adulta tenha o corpo composto por 65% de água. Já nas crianças, a porcentagem estimada é de 80%.

2. Embora o planeta Terra tenha muita água, apenas uma pequena parte é própria para consumo

Também conhecido como Planeta Água, a Terra tem 75% da superfície coberta por água. Parece muito, né? O problema é que a maior parte dessa água é salgada e imprópria para consumo humano e produção de alimentos.

Somente 3% do total é doce e apenas um terço desse percentual é acessível, pois o restante está em geleiras, calotas polares e lençóis freáticos profundos. Por se manterem em uma quantidade constante, ao mesmo tempo em que a procura e uso da água aumenta, as reservas começaram a diminuir.

Esse ritmo insustentável pode causar problemas sérios de escassez de água no futuro, sendo esse um grande motivo para promovermos a preservação no Dia Mundial da Água.

3. O Brasil tem o maior aquífero do mundo

Aquíferos são formações geológicas que armazenam água subterrânea. As rochas porosas e permeáveis conseguem reter e ceder água, abastecendo até mesmo rios e poços artesianos. O Brasil tem muitos aquíferos e, consequentemente, consegue armazenar muita água doce.

Inclusive, é aqui que está localizado grande parte do maior aquífero do mundo, o Aquífero Guarani. Ele conta com uma área de 1 200 000 km² e também abrange parte dos territórios da Argentina, Paraguai e Uruguai.

4. Preservar água vai além de não desperdiçar

Esse tema não poderia ficar de fora no Dia Mundial da Água. Quando falamos em preservar os recursos hídricos, isso inclui até mesmo pequenos detalhes, como fechar adequadamente as torneiras, tomar banhos mais rápidos e até ter um consumo consciente de alimentos e roupas.

Uma torneira que goteja a cada segundo pode vazar três mil litros de água em um ano. Para fabricar uma calça jeans são usados cerca de dez mil litros de água. Além disso, 70% da água do planeta é usada para atividades agrícolas.

Sendo assim, quando maior for o consumo de vestimentas, alimentos e até equipamentos tecnológicos, maiores serão as quantidades de água utilizadas em sua produção.

5. Nem todo mundo deve tomar dois litros de água por dia

Embora a indicação da média geral seja de 2 litros de água por dia, os especialistas dizem que o biotipo e as necessidades calóricas é que determinam a quantidade de ingestão de água diária. Basicamente, o ideal é que seja ingerido 1ml para cada caloria perdida.

Para saber qual a quantidade de água necessária, é preciso fazer o cálculo, usando a Equação de Harris-Benedict (cálculo da taxa metabólica basal multiplicado pelo resultado do nível de atividade física).

Saiba mais sobre o tema e confira a calculadora gratuita que disponibilizamos para conferir qual a quantidade de água necessária para se hidratar. Basta acessar nossa campanha “Se não for água, é ilusão”.

em problemas para beber água? Vem conferir esse artigo para saber como conseguir aumentar a ingestão diária!

Viu como a água é importante e preservá-la é essencial para que tenhamos um presente e um futuro mais tranquilo (e hidratado)? Confira agora o vídeo que criamos para o Dia Mundial da Água: