Lavar as mãos não é um hábito recente, apesar de ter se intensificado mais durante a pandemia de Covid19 – mas nem todo mundo o adotou com a frequência necessária. De acordo com o Centers for Disease Control and Prevention (CDC), manter as mãos limpas pode prevenir 1 em cada 3 doenças diarreicas e 1 em cada 5 infecções respiratórias.

A higienização adequada pode evitar que você adoeça ou transmita germes para outras pessoas. Quer saber mais sobre como isso ocorre? Continue a leitura!

Os germes estão por toda parte

Tudo bem que nós não conseguimos vê-los, mas eles estão por todo lugar. Ao usar o banheiro, podemos ter contato com germes como a Salmonella, o E. coli O157  e o norovírus, que causam diarreia e podem espalhar algumas infecções respiratórias, como adenovírus por exemplo.

Porém, não é só lá que encontramos germes. Confira aqui o top 7 dos objetos contaminantes do seu dia a dia. Spoiler: o celular é um dos piores.

Existem várias maneiras de se infectar

Sabe quantas vezes por dia você toca o seu rosto? Um estudo feito com estudantes de Medicina da Universidade de New South Wale, Austrália, em 2015, mostrou que mesmo esses estudantes sendo conscientes dos hábitos nocivos de tocar o rosto, o faziam 23 vezes por hora – frequentemente no nariz, olhos e bocas.

Além disso, os germes das mãos podem infectar também alimentos enquanto as pessoas os consomem ou preparam, além de poder transmiti-los a outros.

Lavar as mãos pode salvar vidas

Apesar de ser um gesto simples, lavar as mãos pode salvar vidas. Pessoas do grupo de risco de determinadas doenças podem ter complicações ao adoecer após ter contato com os germes transmitidos. Idosos, crianças. gestantes e indivíduos com o sistema imunológico comprometido podem ficar mais expostos. Por isso, a higienização das mãos também é um ato em prol do coletivo.

Para se ter uma noção da importância, esse estudo de 2006 mostrou que a lavagem frequente das mãos pode reduzir o risco de contrair uma infecção respiratória entre 6% e 44%.

Quando lavar as mãos?

Se você chegou até aqui e deseja saber quando precisa lavar as mãos, já podemos adiantar que não é apenas após usar o banheiro. Existem momentos específicos do dia que precisamos nos atentar a este hábito, veja quais o CDC recomenda:

  • antes, durante e depois da preparação de alimentos;
  • antes das refeições;
  • quando as mãos estiverem sujas e/ou gordurosas
  • antes e depois de cuidar de pessoas doentes, principalmente com vômito e/ou diarreia;
  • antes e depois de tratar cortes e feridas;
  • depois de usar o banheiro;
  • depois de trocar fraldas ou limpar uma criança que usou o banheiro;
  • depois de tocar em animais, rações de animais ou dejetos de animais;
  • depois de manusear alimentos para animais de estimação ou petiscos para animais;
  • depois de tocar no lixo.

Por causa da Covid-19, a recomendação é que você também lave as mãos nos seguintes momentos:

  • antes de tocar os olhos, nariz ou boca;
  • após retirar a máscara;
  • depois de sair de um local público;
  • após tocar em superfícies que são tocadas por muitas pessoas como mesas, maçanetas, carrinhos de compras, botões do elevador, entre outros.

Tem que saber lavar de forma adequada

Não basta dar aquela enxaguada rápida. Lavar a mão é um processo que deve ser realizado com atenção para que seja eficiente. Estudos já comprovaram a necessidade de esfregar por 20 segundos para remover os germes e produtos químicos nocivos, além de ser preciso esfregar todas as áreas, incluindo as palas, costas das mãos, sob as unhas e entre os dedos. E não tem desculpa: na falta da água e do sabão, o álcool em gel resolve muito bem.

Confira nosso vídeo sobre higienização das mãos

Para saber mais, acesse nosso artigo em que falamos sobre como lavar as mãos corretamente!