Nos últimos anos,  o narguilé tem conquistado muitas pessoas, especialmente os mais jovens. Com uma grande variedade de sabores e a possibilidade de fumar em grupo, ele já é a atração principal em tabacarias. Embora seu uso tenha se popularizado, ele também pode causar graves danos à saúde. Confira agora 5 fatos que comprovam isso!

1. O narguilé também tem nicotina, alcatrão e monóxido de carbono

Assim como acontece com álcool e outras drogas, a nicotina é prazerosa, mas viciante. Ela está presente no cigarro e no narguilé, o que o torna um perigo. Inclusive, alguns estudos mostraram que o dispositivo apresenta 2,5 vezes mais nicotina do que o cigarro.

Além disso, a combustão do tabaco provoca o surgimento de substâncias como alcatrão e monóxido de carbono, que causam diversos problemas de saúde como doenças cardíacas, câncer de pulmão, entre outros.

2. Uma sessão equivale a fumar 100 cigarros

O narguilé é usado nas chamadas sessões, que são as reuniões em que o grupo se reúne para fumar. No período de uma hora, o volume acumulado de tragadas é de, em média, 1 mil ml, enquanto o cigarro tem entre 30 e 50 ml.

Tais sessões são compostas por vários ciclos de tragadas que podem acontecer pelo tempo que o grupo preferir, seja ao se sentirem saciados ou pelo final da reunião social. Usando como base uma sessão com duração de uma hora, o fumante inala um volume equivalente a 100 ou mais cigarros.

3. O vapor penetra mais intensamente nos pulmões

Apesar de alguns usuários presumirem que a fumaça do narguilé seja menos prejudicial do que a do cigarro por passar pela água, que atuaria como um filtro, na verdade, a água tem como função resfriar a fumaça para que ocorra uma inalação mais profunda.

Com isso, o vapor causa mais danos, pois carrega as substâncias cancerígenas, partículas tóxicas e metais pesados penetrando mais intensamente nos pulmões.

4. O carvão ecológico não torna o uso mais seguro à saúde

Outro mito comum entre os fumantes de narguilé é acreditar que, usando um carvão ecológico, ocorrerão menos danos. Apesar de ele ser vendido como “100% natural” e “livre de produtos químicos”, conta com resíduos de hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP), que são cancerígenos como o benzo (a) pireno.

5. Aumenta os riscos de contaminação por doenças infectocontagiosas

O bocal do narguilé costuma ser compartilhado entre os usuários, aumentando o risco da transmissão de diversas doenças incluindo influenza, tuberculose, herpes labial, covid-19, herpes e candidíase oral.

Ainda não está convencido? Saiba que não é apenas para quem fuma que o narguilé faz mal. A fumaça pode ficar no ambiente por muitas horas, por conta do grande volume em que é gerada. Isso prejudica a saúde de bebês, crianças, grávidas e pessoas com doenças pulmonares e respiratórias.

Já ocorreram casos de pessoas que contraíram fungo causado pelo narguilé, a aspergilose, e precisaram retirar parte do pulmão. Esse fungo coloniza o trato respiratório e pode permanecer sem nem apresentar sintomas, mas em alguns casos pode causar complicações graves, principalmente em pessoas com o sistema imunológico mais comprometido.

É hora de cancelar esse hábito e mostrar para as pessoas que o narguilé faz mal, sim.  Junte-se a nós no Cancelamento do Tabagismo:

Fontes:

Ministério da Saúde/INCA

Medicina PUC-Rio

Tua Saúde