A segurança no trânsito pode salvar vidas e, por isso, deve ser sempre priorizada. Nascido em 2014, o Maio Amarelo é uma iniciativa que tem como objetivo reduzir os acidentes e mortes no trânsito. Só em 2021, foram 878.208 acidentes de trânsito, de acordo com o Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (RENAEST), da Secretaria Nacional de Trânsito, pasta do Ministério da Infraestrutura.

A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu os anos de 2021 a 2030 como a Segunda Década de Ação pela Segurança no Trânsito, com a meta de reduzir 50% de lesões e mortes no trânsito. Quer apoiar a iniciativa e ajudar a tornar o trânsito mais seguro? Confira nossas dicas!

Respeite os limites de velocidade

Os valores de limite de velocidade não são determinados aleatoriamente. Eles são fruto de estudos que levam em consideração a velocidade em que é possível circular com segurança. Ao seguir esses limites, o motorista tem mais tempo para reagir a situações de risco, além de facilitar a interação com o meio externo.

Nada de beber e dirigir

Uma dica de segurança no trânsito que é muito conhecida, mas não é tão seguida quanto deveria, é a de nunca beber e dirigir. Bebidas alcoólicas não combinam com direção, que é um momento em que a atenção total é necessária. As bebidas reduzem o reflexo e podem colocar em risco não apenas o motorista que bebeu, como também as pessoas em outros veículos e à sua volta.

Cuidado com os pedestres

É sempre válido lembrar que os pedestres têm prioridade para concluir a travessia, mesmo se o semáforo liberar a passagem dos carros. Também é dele a preferência em locais em que existe a faixa sem sinal luminoso.

Não induza o pedestre a atravessar mais rápido, nem pare na faixa, nem buzine sem necessidade. Essas práticas podem causar estresse e comprometem a segurança.

Se você for o pedestre

Atravesse sempre na faixa e sempre olhe para os dois lados. Quando ela não estiver disponível, procure por outros locais seguros para atravessar. Tenha cuidado com pontos cegos como atrás de carros, postes, árvores, caminhões e ônibus. Por fim, sempre que possível, em estradas ou vias sem calçada, caminhe de frente para o tráfego, no sentido contrário aos veículos.

Cuidado com os ciclistas

Os condutores motorizados precisam ter cuidado com os ciclistas, mantendo uma distância mínima de 1,5m da bicicleta, além de não trafegar na ciclofaixa e respeitar as normas de circulação.

Se você for ciclista

Use capacete e ilumine a bicicleta com luzes piscantes, brancas na frente e vermelhas atrás, como nos carros. Não ande na contramão, pois os pedestres e os condutores normalmente olham para o lado de onde os carros vêm.

Evite andar muito próximo às portas dos carros parados, faça a sinalização de forma clara para que os motoristas possam entender as informações, use as ciclovias sempre que possível e respeite as leis de trânsito.

Cuidado com os motociclistas

Quem está de carro precisa sempre tomar o cuidado de usar a seta e olhar no retrovisor antes de fazer qualquer manobra, além de prestar atenção nos pontos cegos, uma vez que o porte e estrutura das motocicletas tornam seus condutores mais expostos.

Se você for motociclista

Usar o capacete, além de obrigatório, é capaz de reduzir lesões fatais e as chances de traumatismo craniano. Além disso, os motociclistas precisam seguir as mesmas leis de trânsito dos outros veículos, sempre se mantendo visível, evitando os pontos cegos e mantendo os faróis ligados dia e noite.

Faça ultrapassagem apenas pela esquerda, mantenha a manutenção em dia, diminua a velocidade em cruzamentos e conheça bem a moto para poder manuseá-la com mais segurança.

Não use o telefone no volante

Chegou uma mensagem ou uma notificação? Aguarde o momento certo para usar o celular. Conferir suas mensagens e, até pior, respondê-las, além de causar a cobrança de multa e a retirada de pontos da carteira, coloca a sua vida, e a das pessoas a sua volta, em risco.

Fazer ligações e ouvir áudios também é perigoso para a segurança no trânsito, pois o motorista perde o foco auditivo e pode deixar de ouvir uma buzina ou outro som de alerta. Escolha esperar e preserve o seu bem mais precioso.

Veja também o nosso vídeo sobre o que é amarelar:

 

Confira também:

Ferozes & Furiosos: a transformação do mal