Fala-se muito no check-up anual e na prevenção de diversos problemas de saúde, mas, quando se trata da saúde ocular, nem sempre as pessoas costumam tratar com a seriedade necessária. Por exemplo: você sabia que, independentemente de ter ou não uma condição que afete a sua visão, é recomendado ir ao oftalmologista uma vez ao ano?

Além disso, quem tem histórico de doenças oculares na família precisa fazer exames periodicamente. Porém, pouca gente faz isso. Além dessa prática, outras ações, até mesmo no dia a dia podem nos ajudar a cuidar da saúde ocular. Confira este artigo e saiba quais são!

O que é saúde ocular?

É chamada de saúde ocular o cuidado com os olhos. Esse órgão é composto por milhões de células que são responsáveis por receber as ondas luminosas e as transformarem em impulsos nervosos que são compreendidos pelo cérebro e se transformam no que enxergamos. Para podermos enxergar, esse órgão complexo precisa estar funcionando adequadamente.

Assim como nos preocupamos com a saúde dos outros órgãos, ele também precisa ser protegido.

Por que é comemorado o Dia da Saúde Ocular?

O Dia Mundial da Saúde Ocular ocorre anualmente, no dia 10 de julho. Essa data tem como objetivo mostrar a importância das ações preventivas para evitar os problemas de visão e prevenir a cegueira.

De acordo com o Relatório Mundial Sobre a Visão divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS):

“Globalmente, pelo menos 2,2 mil milhões de pessoas têm deficiência visual. Em pelo menos 1 milhar de milhões (quase metade desses casos), a deficiência visual poderia ter sido evitada ou ainda não foi tratada.”

De acordo com o relatório, essa estimativa ainda pode ser considerada conservadora, uma vez que os dados são limitados.

Não é preciso ir muito longe para confirmar: provavelmente você conhece ou tem contato com alguém que precisa de óculos, mas que se nega a utilizá-lo constantemente ou acompanhar a evolução do problema no oftalmologista.

A tendência é que as pessoas geralmente busquem auxílio médico apenas quando a visão já está bastante afetada. Por isso, essa data é importante para levar informações e mostrar o quanto é importante levar a saúde ocular a sério.

Quais são as principais doenças oculares?

No Brasil, as principais doenças oculares são:

  • Erros de refração – os problemas de refração (miopia, hipermetropia, presbiopia e astigmatismo) ocorrem por conta de erros no momento da focalização das imagens na retina. Enquanto em uma visão normal as imagens são focalizadas no centro da retina, pessoas com esses problemas captam a imagem de maneira distorcia.
  • Glaucoma – surge por conta do aumento da pressão intraocular, que provoca lesões no nervo ótico e compromete a visão. Se não for tratado, pode levar à cegueira.
  • Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) – ocorre em uma parte da retina chamada mácula, responsável por nos permitir ver detalhes. É a causa mais comum da perda irreversível da visão central em pessoas acima de 50 anos.
  • Catarata – lesão ocular que torna o olho opaco e cristalino. Ela ocorre pela perda de transparência do cristalino, uma lente natural que tem como função proporcionar o foco da visão em diferentes distâncias.  É uma das principais causas de cegueira no mundo.
  • Conjuntivite – é a inflamação da conjuntiva, uma membrana transparente e fina que reveste a parte da frente do globo ocular e interior das pálpebras. Pode ser causada por pólen espalhado no ar ou por vírus e bactérias, sendo esses dois últimos casos contagiosos.
  • Retinopatia Diabética (RD) – lesão que afeta os pequenos vasos da retina, parte responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro. Está diretamente relacionada ao tempo de duração do diabetes e do descontrole da glicemia. Afeta os dois olhos e, se não diagnosticada e tratada precocemente, pode causar cegueira.
  • Síndrome da visão do computador – conjunto de sintomas e problemas de visão (dores de cabeça, visão embaçada, ardência e vermelhidão nos olhos etc.) que surge em pessoas que ficam muito tempo em frente a telas. Ocorre porque piscamos menos quando ficamos na frente de telas, o que causa ressecamento da retina e sensação de olhos secos.

O que fazer para proteger os olhos?

Se você quer cuidar da sua saúde ocular, confira abaixo algumas recomendações que podem ajudar:

  • Visite o oftalmologista regularmente. Anualmente, caso não haja nenhum problema e histórico familiar de doenças oculares. O médico pode solicitar um período menor com base em seu histórico de saúde.
  • Caso perceba problemas na visão ou alterações nos olhos, vá ao médico o mais rápido possível.
  • Ao se expor ao sol, use óculos escuros com proteção UVA e UVB.
  • Não fume, pois o tabagismo é um fator de risco para algumas doenças oculares.
  • Evite o excesso de iluminação das telas e faça pausas a cada duas horas de uso do computador.
  • Cuidado com itens de beleza e maquiagem, busque marcas confiáveis e hipoalergênicos.
  • Não use óculos ou lentes de contato e colírios sem prescrição médica.
  • Higienize as mãos regularmente e evite coçar os olhos, mesmo se houver a sensação de cisco ou arranhão, pois isso pode piorar quadros alérgicos, virais ou bacterianos.

Agora que já sabe o que fazer, é com você: cuide da sua saúde ocular. Busque um oftalmologista sempre que surgirem sintomas como lacrimejamento, secreção, olho vermelho, fotofobia, dor de cabeça, entre outros.

Fontes:

https://apps.who.int/iris/bitstream/handle/10665/328717/9789241516570-por.pdf

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/doencas-oculares-1

https://bvsms.saude.gov.br/saude-ocular/

https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/saude-de-a-a-z/d/doencas-oculares-1