Provavelmente você já ouviu falar no Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho, mas você realmente entende do que se trata? Infelizmente, todos estamos vulneráveis a passar por um acidente de trabalho, seja no trajeto, ao ir almoçar ou mesmo uma lesão durante o expediente.

Porém, algumas medidas podem reduzir as chances de que eles aconteçam.  É por isso que no Dia Nacional de Prevenção de Acidentes de Trabalho são realizadas ações voltadas para essa finalidade. Continue a leitura e saiba mais!

Quando é o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho?

A data é comemorada anualmente no dia 27 de julho. Apesar do Ministério do Trabalho ter sido criado em novembro de 1930, somente em 1972 é que a luta contra os acidentes de trabalho se iniciou.

Como surgiu o Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho?

No início da década de 1970, o Brasil passava por um grande aumento de investimentos econômicos, mas 1,7 milhão de acidentes ocorriam anualmente e cerca de 40% dos profissionais sofriam lesões. Foi quando o Banco Mundial começou ameaçar cortar financiamentos para o país.

Foi então que, em 1972, ocorreu a regulamentação da formação técnica em Segurança e Medicina do Trabalho e a publicação das portarias N.º 3236 (instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador) e N.º 3237 (tornou obrigatório os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em empresas com um ou mais empregados).

No mesmo período, ocorreu a atualização na Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que estipulou a atuação e a formação de Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA).

Ainda é preciso prevenir

Segundo dados do Observatório de Saúde e Segurança do Trabalho (SmartLab), da OIT e do Ministério Público do Trabalho (MPT), o Brasil registrou 2,5 mil óbitos e 571,8 mil Comunicações de Acidente de Trabalho (CATs) em 2021. Isso é 30% a mais do que no ano anterior.

O estudo também mostrou que entre os anos de 2012 a 2021, grande parte dos acidentes foi causada pela operação de máquinas e equipamentos. Por isso, ainda é um setor que precisa de atenção, o que não dispensa também o cuidado com outras áreas, ainda mais levando em conta aspectos como saúde mental e lesões causadas pelo tempo em frente ao computador ou esforços repetitivos.

A regra é clara: prevenir é sempre a melhor opção. Por isso, convidamos vocês para conferirem o vídeo que criamos sobre o tema e a compartilhar este artigo para que mais pessoas compreendam a importância do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Fontes:

https://www.anamt.org.br/portal/2020/07/27/27-de-julho-dia-nacional-da-prevencao-ao-ac-de-2020/

http://renastonline.ensp.fiocruz.br/boletins/especial-27-julho-dia-nacional-prevencao-acidentes-trabalho

https://www.trt4.jus.br/portais/trt4/modulos/noticias/501143

 Veja também:

Acidentes do trabalho: a prevenção é o melhor caminho

Guia Sagrado das Normas de Segurança do Trabalho