A esclerose múltipla é uma doença inflamatória em que o sistema imunológico ataca os próprios tecidos do corpo, resultando em danos neurológicos. Uma das dificuldades de diagnóstico é que as pessoas muitas vezes não conhecem os sintomas da esclerose múltipla e acabam ignorando os sinais.

Ela começa devagar e os primeiros sintomas podem parecer inofensivos e não deixar sequelas relevantes, mas a doença pode estar se instalando e esse momento pode representar oportunidades importantes de evitar a progressão.

Portanto, é importante saber quais os sintomas de esclerose múltipla e buscar um especialista caso apresente algum dos sinais. Nós os reunimos neste artigo. Confira!

Sintomas sensoriais e motores

O termo “esclerosa múltipla” está relacionado às áreas de cicatrização que surgem quando os tecidos que envolvem os nervos (bainha de mielina) são afetados – o que costuma ocorrer no cérebro e na medula espinhal.

Os sintomas ocorrem de maneira diferente para cada pessoa, uma vez que eles surgem de acordo com as fibras nervosas que acabam desmielinizadas. Se as fibras que transmitem as informações sensoriais são afetadas, os sintomas sensoriais surgem.

Já, se as fibras que transportam os sinais para os músculos é que forem afetadas, surgem os sintomas motores (problemas de mobilidade). Por isso, não é recomendado realizar comparações entre casos. O sistema nervoso é grande e os danos podem ser causados em locais diferentes e em graus diferentes também.

Sintomas iniciais

Podem levar anos até os primeiros sintomas serem encarados como um problema, pois eles surgem de forma sutil e tendem a desaparecer rapidamente. Abaixo você confere alguns dos mais comuns.

Problemas de visão

Entre os sintomas iniciais mais comuns estão os problemas de visão. Muitas vezes, a esclerose múltipla provoca uma condição chamada de neurite óptica, ao prejudicar o nervo que liga o olho ao cérebro. Com isso, podem surgir sintomas como visão embaçada, dores nos olhos, principalmente ao movê-los e cores que parecem estar mais apagadas.

Também podem surgir outros problemas de visão que provocam visão dupla, movimentos oculares involuntários ou mesmo a habilidade de enxergar quando olha para frente.

Sensações diferentes

Os sintomas iniciais também podem incluir algumas sensações incomuns como:

  • formigamento;
  • dormência;
  • sensação de tensão ou inchaço;
  • ardor e coceira nos braços, pernas, face ou tronco.

Também pode ocorrer a perda de força ou destreza em uma perna ou mão, que pode ficar rígida. Em alguns casos, a parte posterior da medula espinhal é afetada, causando sensações como “choques” ou formigamentos nas costas, pernas e em um braço ou um lado do corpo.

Fadiga

Outro sintoma bem comum é o cansaço extremo, que pode surgir mesmo quando não há um motivo aparente. Muitas vezes, ao se exercitar, a pessoa se sente fraca e cansada assim que o corpo aquece. Pode também ter dificuldade para controlar algumas partes do corpo, como pé ou perna, quando o corpo está aquecido.

Problemas de coordenação motora

A esclerose múltipla também afeta a coordenação motora, o que pode levar à dificuldade de caminhar e problemas com o equilíbrio.

Problemas cognitivos

Dependendo de onde forem os danos no sistema nervoso, também podem surgir sinais como problemas de memória, de atenção e no processamento de informações (dificuldade de pensar com clareza).

Sintomas tardios

Conforme a doença avança, os sintomas passam a ser mais evidentes e causar mais dificuldades. Abaixo você confere algumas delas.

Problemas de linguagem

A linguagem pode ser afetada, tornando-se lenta e com sussurros e titubeações. Pode ocorrer também um problema chamado disfalgia, que gera dificuldades para engolir.

Problemas musculares

Os problemas musculares podem agravar, levando a movimentos trêmulos e irregularidades. Além disso, pode ocorrer a paralisação parcial ou total. Em alguns casos, os músculos podem contrair de forma involuntária e pode ser preciso usar um andador ou outro aparelho auxiliar. Em situações mais graves, pode ser necessário utilizar cadeiras de rodas.

Problemas na bexiga

A esclerose múltipla também pode prejudicar os nervos que controlam a micção ou evacuação, inclusive manifestando problemas na bexiga, como a necessidade forte e frequente de urinar, incapacidade de esvaziar completamente a bexiga, além de constipação e incontinência fecal.

Problemas cognitivos

Os problemas cognitivos também podem se agravar e as pessoas podem não conseguir controlar as respostas emocionais. A memória também pode ser afetada e é comum que as pessoas com EM tenham depressão. Em alguns casos (mais raros), em níveis avançados, pode-se desenvolver demência.

Se as recaídas se tornarem mais frequentes, as pessoas ficarão cada vez mais incapacitadas, por vezes, de forma permanente. Por isso, é importante buscar auxílio assim que possível.

Saiba mais sobre esclerose múltipla em nossa campanha “Múltiplas Possibilidades”:

 

Fontes:

https://amigosmultiplos.org.br/noticia/primeiros-sinais-de-esclerose-multipla/

https://www.msdmanuals.com/pt-br/casa/dist%C3%BArbios-cerebrais,-da-medula-espinal-e-dos-nervos/esclerose-m%C3%BAltipla-em-e-doen%C3%A7as-relacionadas/esclerose-m%C3%BAltipla-em

https://www.abem.org.br/esclerose-multipla/o-que-e-esclerose-multipla/