Novo ou não, o normal é seguir sempre cuidando da saúde

Nosso Calendário Anual da Saúde 2022 está no ar, trazendo informação de qualidade e a esperança por dias melhores. Com base nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS), respaldo técnico de médicos conceituados e uma equipe especializada em comunicação, desejamos contribuir com a sua saúde de forma descomplicada.


JANEIRO: Prevenção à dengue, Zika e Chikungunya

Embora o número de casos de dengue, Zika e Chikungunya tenha diminuído no último ano, todo cuidado é ainda pouco. É durante o verão que o Aedes Aegypti se reproduz em focos de água parada e causa mortes em todo o país.

Por isso, é fundamental conscientizar a todos e garantir a prevenção coletiva!

Envio: 22 de dezembro


FEVEREIRO: Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Durante a pandemia, o consumo de álcool teve um aumento significativo no Brasil. Embora sejam utilizados para amenizar sintomas de ansiedade e outros impactos do isolamento, álcool e drogas podem piorar transtornos mentais e são responsáveis por milhões de mortes, que vão desde lesão no fígado até acidentes de automóvel.

Informar sobre os riscos é um dos principais caminhos para evitar o abuso.

Envio: 20 de janeiro


MARÇO: Dia Mundial do Sono

Dormir parece ser uma atividade comum em nosso cotidiano, mas quem tem distúrbios do sono enfrenta muitos prejuízos no dia a dia, ficando mais suscetível a doenças, como AVC e diabetes, além da perda de memória e problemas de concentração.

É preciso estar atento aos sintomas e buscar ajuda médica!

Envio: 23 de fevereiro


ABRIL: Saúde e estilo de vida

Ser saudável é muito mais do que não ficar doente. Fatores como boa alimentação e prática de atividade são os pilares de uma boa saúde e vão além da estética.

Neste Mês da Saúde, vamos reforçar a importância de manter o equilíbrio no cotidiano para prevenir uma série de doenças (hipertensão, diabetes, câncer e muitas outras) e viver de forma plena!

Envio: 23 de março


MAIO: Dia Mundial sem tabaco

Que o tabagismo só causa malefícios já não é novidade para ninguém – inclusive, ele é reconhecido como uma doença crônica. Ainda assim, no Brasil, a cada ano, cerca de 157 mil pessoas morrem precocemente devido às doenças causadas pelo cigarro.

Sempre é tempo de lançar iniciativas conta o fumo. Afinal, sempre é tempo de parar de fumar!

Envio: 20 de abril


JUNHO: Mês do Orgulho LGBTQIA+

Hoje, já se sabe que as contaminações estão relacionadas ao sexo sem proteção com preservativo e à variabilidade de parceiros, e não à orientação sexual. Porém, a comunidade LGBTQIA+ ainda enfrenta preconceito e hostilidade durante consultas médicas.

Por isso, é preciso compreender as necessidades dessas pessoas e combater o preconceito todos os dias.

Envio: 25 de maio


JULHO: Dia Mundial da Alergia

Alimentares, respiratórias, dermatológicas… Geralmente, as alergias não são levadas a sério como deveriam. E, quando não são tratadas devidamente, podem oferecer riscos à vida das pessoas – além de coceiras, espirros, inchaços e muito desconforto.

Conhecer causas, sintomas e tratamentos é o melhor caminho para quem convive com alergias.

Envio: 23 de junho


AGOSTO: Conscientização da Esclerose Múltipla

A esclerose múltipla (EM) compromete o sistema nervoso central e causa dificuldades para andar e de coordenação motora, rigidez muscular, entre outros sintomas.

Embora estejam relacionadas à hereditariedade, a EM e diversas doenças autoimunes ainda não têm suas causas reconhecidas e precisam de visibilidade para diagnóstico e tratamento adequado.

Envio: 21 de julho


SETEMBRO AMARELO: Prevenção ao Suicídio

Identificar e combater questões relacionadas à saúde mental ainda é rodeado de tabus, mas ações como o Setembro Amarelo e diversas iniciativas de empresas em benefícios de seus funcionários vêm ressaltando cada vez mais a importância da psicoterapia na prevenção de problemas mais graves e do suicídio.

Estimule a busca por ajuda quando as coisas não vão bem!

Envio: 24 de agosto


OUTUBRO ROSA: Combate ao câncer de mama

A detecção precoce da doença pode garantir até 95% de chances de cura e, mesmo com acesso a exames de rotina, muitas mulheres têm medo da mamografia.

Neste mês de conscientização, nunca é demais relembrar: quanto mais cedo o diagnóstico, melhor.

Envio: 22 de setembro


NOVEMBRO AZUL: Saúde do Homem

Fazer com que os homens frequentem o médico e façam exames regularmente é um desafio em todas as faixas etárias, mas vale a pena o esforço para mudar essa realidade.

Afinal, manter os check-ups em dia pode ajudar a prevenir doenças como o câncer de próstata, além de cardiopatias e muitas outras!

Envio: 20 de outubro


DEZEMBRO LARANJA: COMBATE Ao câncer de pele

A pele é o maior órgão do nosso corpo e, mesmo assim, só costuma receber cuidados quando apresenta algo anormal. O câncer de pele é o mais comum no Brasil, e a detecção precoce aumenta as chances de sucesso no tratamento.

É preciso ter atenção a pintas e manchas e fazer do filtro solar seu maior aliado – todos os dias!

Envio: 23 de novembro