A hanseníase é uma doença crônica de pele que causa manchas, perda de sensibilidade nos locais afetados, lesiona os nervos das extremidades do corpo e pode até chegar a causar perda da força muscular das mãos.

Apesar de maltratar o corpo do infectado, a hanseníase tem cura.

Entenda a doença:

Acontece pelas vias respiratórias, por onde o bacilo de Hansen invade seu organismo. Para haver o contágio, é necessário um convívio com o doente. 95% das pessoas são imunes ao vírus, combatido pelo próprio organismo. A doença passa a não ser mais contagiosa quando o tratamento é iniciado.

O período de incubação da doença vai de dois a cinco anos. Quanto antes ela é descoberta, melhor seu prognóstico e menor a chance de contaminar alguém. A cura demora entre seis meses e dois anos. Atualmente, os remédios são distribuídos gratuitamente.

Os principais sintomas são: manchas brancas ou avermelhadas pelo corpo; perda da sensibilidade ao calor, ao frio e à dor; diminuição da força muscular; entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz; sensação de areia nos olhos e visão embaçada/ressecada repentinamente.

A doença tem um passado melancólico de isolamento dos doentes. Isso existe até os dias de hoje pela falta de sensibilidade de quem está ao redor. A doença que causa feridas. Mas feridas que marcam mais o psicológico. Não exclua um hanseniano de seu convívio.

Não torne esse sofrimento ainda maior.
Dê fim ao preconceito!