Hoje em dia, todo mundo está acostumado a ouvir falar de fake news. Muitas são inofensivas, outras engraçadas…, mas, quando envolvem saúde, perdem a graça.
Esse telefone sem fio é tão grave que, em 2018, o Ministério da Saúde passou a disponibilizar um telefone para verificação gratuita e oficial de possíveis fake news que circulam livremente pelas redes.
E adivinha quem é um dos líderes nesse tipo de citação: o câncer. Agora, imagina quão prejudicial à sociedade pode ser a disseminação descontrolada de falsas notícias sobre essa que é a 2ª doença que mais mata no mundo.
Maus hábitos
Embora não sejam os únicos causadores da doença – o surgimento dos tumores pode independer de fatores externos –, os maus hábitos contribuem para o surgimento do câncer: cerca de 40% dos casos poderiam ser evitados com mudança de hábitos.
Vacinação: homens e mulheres devem garantir todas as doses das vacinas contra Hepatite B e contra o vírus do HPV – alguns dos responsáveis pelo câncer de fígado e câncer de colo de útero, respectivamente.
Fumo: não existem níveis seguros para esse tipo de hábito.
Álcool: aumenta as chances de desenvolvimento de vários tipos de câncer.
Sexo sem proteção: nas relações sexuais sem proteção, é possível contrair vírus como Hepatite C, que está relacionada ao câncer.
Esteroides anabolizantes: esse tipo de substância eleva o risco de câncer de fígado.
Manicure e tatuagem: a não esterilização pode causar contaminação (hepatite).
?
Vacinação: a partir dos 9 anos, deve-se tomar a vacina contra a Hepatite B, que pode causar câncer no fígado, e contra o vírus do HPV, um dos maiores responsáveis pelo câncer de colo de útero.
Fumo: além de boa parte das pessoas começar a fumar na adolescência, conviver com fumantes aumenta o risco de desenvolvimento do câncer de pulmão.
?
Exposição ao sol: sempre com filtro solar, evitando o período entre 10h e 16h.
Alimentação e atividade física: priorizar frutas, legumes, verduras e alimentos integrais, evitando embutidos, gorduras saturadas e ultraprocessados. Manter uma rotina de exercícios ou esportes também é fundamental.
?
Opinião médica
Alguns sinais podem sugerir o desenvolvimento da doença e merecem a atenção de quem mais entende do assunto: seu médico. E quanto antes, melhor! Afinal, 90% dos tumores detectados precocemente têm chances de cura.
Papanicolau: deve fazer parte da rotina ginecológica das mulheres.
Radiografias e Tomografias
Biópsias: categorizam os possíveis tumores.
Avaliação genética: estima-se que 1 a cada 10 casos da doença apresenta comportamento hereditário, e hoje já é possível identificar mutações no genoma humano que predispõem ao câncer.
?
Perda de sangue na urina ou nas fezes
Crescimento de qualquer parte do corpo
Perda acentuada de peso
?
A mesma tecnologia que proporciona o fluxo descontrolado de informações (nem sempre confiáveis) também vem para o bem: ultimamente, a medicina vem evoluindo a passos largos para o desenvolvimento de soluções cada vez menos invasivas e mais precisas em busca do tratamento.
Os principais métodos de tratamento contra o câncer são cirurgia, quimioterapia, radioterapia, imunoterapia e terapia-alvo. Eles são escolhidos pelo médico de acordo com o perfil de cada pessoa e o estágio da doença:
Quando o método escolhido é a cirurgia, precisão é determinante! O Da Vinci é um sistema robótico revolucionário que permite controlar suas pinças com mais assertividade e segurança durante o procedimento cirúrgico.
Em paralelo, câmeras de alta definição permitem ampla visualização dos órgãos e estruturas a serem abordadas. Com isso, é possível realizar remoções mais difíceis de forma menos traumática.
A radiocirurgia não é um tratamento novo, mas graças ao CyberKnife, ganhou ainda mais resolutividade. O aparelho, exclusividade da Rede D’Or Star no Brasil, tem seu acelerador linear ligado a um braço robótico e é utilizado para tratar lesões no crânio e em outras regiões de difícil acesso.
O equipamento permite aplicar a radiação por mais ângulos e acompanhar a posição do tumor em tempo real, o que traz mais precisão ao tratamento.
Dessa forma, é possível preservar melhor os tecidos saudáveis no entorno do tumor, reduzindo os efeitos colaterais e encurtando o tempo de tratamento.
Tida por alguns médicos como o principal avanço já alcançado contra o câncer, é um tipo de tratamento que visa combater o avanço da doença ativando o próprio sistema imunológico do paciente contra ela.
A ideia é que, com o uso de medicamentos, o organismo passe a ser capaz de combater o câncer sozinho. Nem todos os tipos de câncer podem ser tratados com esse método, mas pacientes com câncer de bexiga, rins, pulmão, leucemia, cabeça e pescoço, melanomas e linfomas de Hodgkin já se beneficiam desse avanço.
Quem melhor atende é quem mais entende
Graças a profissionais agindo em diferentes frentes, é possível enfrentar o câncer da melhor forma possível. Seja pra evitar, detectar (precocemente) ou tratar, seu médico é quem dirá. É hora de inclui-lo como o maior aliado de sua saúde.
Consulte seu médico regularmente.
Mas só o seu médico.
Responsável técnico:
Dr. Rafael de Castro Penalva Vita – CRM: 11872 BA