Vem verão, vai verão, é sempre a mesma coisa.

Assim como o funk, o Aedes aegypti faz sucesso na estação mais quente do ano. Ele vira assunto na TV, internet, rádio e jornal – e volta cada vez mais forte.

DENGUE, CHIKUNGUNYA, ZIKA VÍRUS… qual será o próximo hit?

Você sabia que 2/3 dos criadouros do Aedes estão em nossas casas e apartamentos? Se o mosquito pode matar, cabe a nós não deixá-lo nascer. Por isso, analise cada cantinho da sua casa e, se achar algum lugar que pode gerar acúmulo de água, tome as providências necessárias.

Você conhece os sintomas das doenças causadas pelo Aedes?

A primeira manifestação da dengue é a febre alta (39° a 40°C), de início abrupto, que dura de 2 a 7 dias, acompanhada de dor de cabeça, dores no corpo, articulações e atrás dos olhos, fraqueza, erupção e coceira na pele. Perda de peso e vômitos são comuns.

A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, vômitos persistentes, sangramento de mucosas, entre outros sintomas.

Os principais sintomas são febre alta de início rápido, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, dedos, tornozelos e pulsos. Pode ocorrer ainda dor de cabeça, dores nos músculos e manchas vermelhas na pele. Não é possível ter chikungunya mais de uma vez. Os sintomas iniciam entre dois e 12 dias após a picada do mosquito. Cerca de 30% dos casos não apresentam sintomas.

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. No geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem depois de 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês.

A relação entre o vírus Zika e a microcefalia já foi confirmada. No entanto, ainda há dúvidas sobre a transmissão desse agente, sua atuação no organismo, a infecção do feto e o período de vulnerabilidade para a gestante. Em análise inicial, o risco está associado aos primeiros três meses de gravidez. Recomenda-se o uso de calça e camisa de manga comprida sempre que possível, além de repelentes (somente os indicados para gestantes).

Dê atenção. Com a colaboração de todos, podemos mudar esse disco.