No mundo todo, os homens vivem menos que as mulheres. No Brasil, a diferença entre suas expectativas de vida é de quase 7 anos (79,9 anos para elas; 72,8 para eles), de forma que falar de Novembro Azul é falar, também, de conservadorismo.

De acordo com o Ministério da Saúde, 31% dos homens não têm o hábito de ir ao médico e, quando vão, em 70% dos casos, é por influência da mulher ou dos filhos. E como as estatísticas só ajudam quem as valoriza, o câncer de próstata faz, em média, 44 vítimas fatais todos os dias no Brasil.

Um só caminho

até a cura

A idade a partir da qual uma maior atenção ao câncer de próstata é aconselhada é de 50 anos. Isso inclui tanto a parte médica, como a ida anual ao urologista e a manutenção de exames

preventivos, como a de autocuidado, como a vigilância em relação aos sintomas, a adoção de hábitos saudáveis e a consciência em relação aos fatores de risco.

Exames

PSA (Prostate-Specific Antigens)

É o exame utilizado para investigar o câncer de próstata antes mesmo de ele manifestar sintomas. Realizado através de uma simples coleta de sangue, ele mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata, o Antígeno Prostático Específico.

Toque

Muito eficiente para identificar alterações que podem ser sinal de câncer na próstata, o procedimento dura cerca de 10 segundos, não dói, não traz riscos à saúde e, muito menos, à masculinidade.

Para pacientes obesos mórbidos, negros ou com histórico familiar, a idade recomendada é de 45 anos.
Agende aqui a sua consulta!

Sintomas

Os exames preventivos são a melhor forma de rastrear ou detectar o câncer de próstata precocemente, estágio em que ele sequer apresenta sintomas. Alguns sinais, no entanto, exigem atenção:

Ao notar qualquer um desses sintomas, procure um oncologista imediatamente.

Fatores de risco

Histórico familiar

Obesidade mórbida

Pele negra

Hábitos saudáveis

Infelizmente, não é possível prevenir o câncer. O que é possível é reduzir as chances de que ele ocorra a partir de hábitos mais saudáveis. Adote uma alimentação mais equilibrada, evitando, por exemplo, opções ultraprocessadas, e inclua atividades físicas regulares em sua rotina.

Um só caminho

até a saúde da empresa

Prevenir não é só melhor que remediar. É mais barato também! E a conta é simples: um diagnóstico tardio, além do risco substancialmente maior à saúde do paciente, gera também gastos exorbitantes às operadoras.

Em larga escala e à medida que essa sinistralidade dispara, os gastos passam a ameaçar o equilíbrio financeira da empresa que oferece o plano de

saúde, podendo reverberar como prejuízo até mesmo para quem não estava doente, como um downgrade (mudança para uma modalidade inferior) do benefício ou mesmo a suspensão dele.

Portanto, uma cultura de saúde pautada no cuidado preventivo e que possibilita diagnósticos precoces salva, inclusive, a saúde financeira das empresas.

Conteúdo Extra

Conversa com o médico

Promovemos um bate-papo online com o Dr. Maurício Mota, médico titular da Oncologista D’Or em São Paulo, para abordar tudo o que envolve o câncer de próstata e a saúde do homem. Confira!

Apoie esta campanha

Baixe o cartaz e o kit digital (papéis de parede e capas de LinkedIn) para divulgá-la entre quem você conhece.

CartazKit Digital
 • um só caminho  • um só caminho  • um só caminho  • um só caminho  • um só caminho  • um só caminho  • um só caminho  • um só caminho  • um só caminho  • um só caminho  • um só caminho  • um só caminho