Será que atividade física é diferente de exercício físico? Saiba como diferenciar ambos e melhorar a sua qualidade de vida!

Será que atividade física e exercícios físicos são a mesma coisa? Muitas pessoas pensam que a mudança está apenas em uma ou outra palavra, mas a verdade é que são duas condições diferentes – e entendê-las pode fazer toda a diferença para trazê-las mais vezes para o seu dia a dia.

Embora o princípio seja o mesmo – colocar o corpo em movimento – ter a consciência de que essas iniciativas trazem benefícios à saúde, mesmo com práticas simples, pode ser o primeiro passo para evitar os males do sedentarismo.

Nos tópicos abaixo falaremos um pouco mais sobre quais as diferenças entre atividade física e exercício físico, bem como começar a praticá-los. Confira!

Diferença entre exercícios físicos e atividades físicas
O que é atividade física?

A atividade física é qualquer movimento muscular. Ou seja, até simples ações como arrumar a casa, lavar roupas, passear com seu cachorro, entre outras coisas, são consideradas atividades físicas.

A atividade física não precisa de planejamento para acontecer, pois, ela fazem parte da rotina das pessoas fisicamente saudáveis. Contudo, isso não quer dizer que sejam suficientes para trazer benefícios à saúde física e mental.

Para trazer qualidade de vida, as atividades físicas precisam estar dentro de um cronograma planejado e completo, onde os movimentos repetidos e de maior intensidade façam o corpo queimar mais calorias. E isso é chamado de exercício físico.

Mas isso não quer dizer que as atividades físicas serão ignoradas. Elas podem e devem ser melhor aproveitadas no dia a dia a partir de hábitos simples, como evitar sistemas automatizados, como porteiros eletrônicos, telefones sem fios e outros aparelhos que têm a função de diminuir os esforços do corpo. Assim é possível diminuir o sedentarismo e seus riscos para a saúde

Diferença entre exercícios físicos e atividades físicas
Como começar a praticar exercícios físicos?

Quando as atividades físicas ganham um planejamento para serem executadas com repetições e maior frequência, elas passam a ser um exercício físico. E isso traz muitos benefícios para corpo e mente.

É muito importante que esse planejamento seja realizado com a ajuda de diferentes profissionais, como educadores físicos e nutricionistas, que educarão o corpo na adaptação de novos hábitos saudáveis.

O papel de um orientador é fundamental para definir a intensidade dos exercícios, a duração, as cargas de peso e a postura correta para evitar lesões. Já o profissional de nutrição irá direcionar a melhor dieta de acordo com os objetivos pessoais pretendidos, seja a perda de peso ou a evolução atlética.

Diferença entre exercícios físicos e atividades físicas
Quais são os benefícios dos exercícios físicos?

Entre os principais benefícios dos exercícios físicos, estão a queima de gordura, o fortalecimento da musculatura, a aceleração do metabolismo, a melhora do sistema respiratório e a prevenção à diabetes e doenças cardiovasculares.

Para quem quer começar, uma boa dica é aproveitar a prática de esportes como musculação, natação, cooper, caminhada, dança, ginástica ou esportes coletivos, que somam os benefícios dos exercícios físicos com rotinas de lazer e entretenimento.

 

Diferença entre exercícios físicos e atividades físicas
O que é melhor: atividades físicas ou exercícios físicos?

Para se valer dos benefícios de se manter fisicamente ativo, é necessário praticar atividades físicas ou exercícios físicos de forma contínua. Quando isso é feito, ambos fazem igualmente bem à saúde.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), são necessários 150 minutos de atividades físicas leves por semana, sendo 20 minutos por dia, ou 75 minutos de atividades intensas por semana, sendo 10 minutos por dia.

peso ou a evolução atlética.

Como fazer exercícios simples no dia a dia

Quando o assunto é fazer atividades físicas, o importante é começar. Se houver a impossibilidade de entrar em um programa em uma academia ou grupo, por exemplo, basta aproveitar os afazeres do dia a dia, como passear com o cachorro em distâncias mais longas ou ritmo mais forte, escolher subir ou descer escadas ao invés de usar o elevador, descer dois pontos de ônibus antes do comum e outras pequenas alterações na rotina do dia a dia que trarão ótimos benefícios para a saúde.

Acima de tudo, o importante dessas pequenas atitudes está em saber como evitar o sedentarismo, considerado o mal do século.

Como fazer exercícios

Lembre-se: seguir as recomendações médicas e de educadores físicos será muito importante para evitar problemas musculares.

Além disso, outras boas dicas são os alongamentos, a ingestão frequente de água para evitar a desidratação e, principalmente, o cuidado com as fake news que prometem dicas milagrosas para perder peso ou melhorar a capacidade física rapidamente.

Siga acompanhando as páginas da D’Or Consultoria e continue por dentro das principais dicas para melhorar os hábitos de vida.