Saiba como identificar se as dores na próstata são sintomas de câncer e entenda a importância do diagnóstico precoce.

Quaisquer mudanças no corpo, como dores, podem indicar que algo não vai bem com a saúde. Entretanto, no caso do câncer de próstata, esses sinais nem sempre são identificados. Isso porque o tumor leva anos para alcançar um tamanho perceptível – e quando é encontrado, pode ser tarde demais.

Se você tem dores na próstata e quer saber se são sintomas de câncer, siga conosco para entender melhor o que é essa doença.

O que é câncer de próstata?

O câncer ocorre quando as células do corpo começam a crescer de maneira desordenada e podem se desenvolver em forma de tumor.

No caso do câncer de próstata, esse crescimento desordenado das células ocorre na glândula que está abaixo da bexiga, envolvendo uretra – canal que liga a bexiga ao pênis.

Crescendo com maior velocidade do que as células comuns da próstata, as células cancerígenas podem se disseminar por meio linfático ou sanguíneo, causando metástase e, com isso, o agravamento da doença.

Quais são os fatores de risco do câncer de próstata?

Idade com maior risco para o câncer de próstata

A idade é um dos principais fatores de risco para o câncer de próstata. Homens com mais de 50 anos têm riscos significativos de desenvolver a doença, bem como apresentam os maiores índices de mortalidade.

Histórico familiar de câncer de próstata

O histórico familiar se dá, principalmente, quando parentes de primeiro grau desenvolveram o câncer de próstata antes dos 60 anos. Nesse caso, o acompanhamento com um urologista deve começar antes mesmo dos 40 anos.

Má alimentação

A alimentação desequilibrada, quando há consumo excessivo de alimentos gordurosos e industrializados, podem levar ao sobrepeso e, com isso, maiores chances de desenvolver doenças como o câncer de próstata. O álcool também é fator de risco para a doença.

Contato frequente com elementos químicos

A atuação em indústrias químicas ou o contato com arsênio, produtos de petróleo, hidrocarbonetos, fuligem, motor de escape de veículos e dioxinas, aumenta consideravelmente os riscos do câncer de próstata e outros tipos.

Dores na próstata são sintomas de câncer?

O câncer de próstata é altamente perigoso porque tem crescimento bastante lento – pode levar até 15 anos para que alcance 1 cm³. Mas seus riscos já são grandes desde as primeiras células desordenadas.

Por isso os exames preventivos são tão importantes, já que se detectado já em estado avançado pode elevar o risco de mortalidade.

As dores na próstata podem, sim, indicar algo anormal no corpo. Se esse é o seu caso, busque por ajuda médica.

Quais são os sintomas do câncer de próstata em estágio inicial?

Embora os tumores malignos não apresentem sintomas inicialmente, algumas alterações orgânicas podem ser detectadas no estágio inicial da doença. São elas:

  • Maior frequência de idas ao banheiro, especialmente à noite
  • Urgência para urinar
  • Ardência ou dor ao urinar
  • Dificuldade ou demora incomum para liberar a urina
  • Interrupções involuntárias ao urinar
  • Jato fraco da urina
  • Sensação de que a bexiga não foi esvaziada
  • Sangue na urina ou esperma

É importante dizer que não necessariamente esses são sintomas do câncer de próstata. As dores podem ser decorrentes de hiperplasia da próstata, que é o crescimento de tumores benignos, ou próstata inflamada. Em todo caso, procure por um especialista.

Quais são os sintomas do câncer de próstata em estágio avançado?

Mais frequentes quando a doença está desenvolvida, os sintomas do câncer de próstata em estágio avançado pedem atenção médica urgente. São eles:

  • Disfunção erétil
  • Fraqueza nos membros inferiores
  • Perda de apetite
  • Perda de peso
  • Dores nos testículos
  • Incontinência urinária ou fecal
  • Insuficiência renal
  • Infecção generalizada

Esses sintomas são alcançados, principalmente, quando não há acompanhamento médico adequado para diagnosticar a doença. Por isso o exame anual é tão importante, pois pode salvar sua vida.

Os perigos do câncer de próstata são reais e podem afetar quaisquer homens. É muito importante abandonar os preconceitos e cuidar corretamente de sua saúde. Portanto, não adianta ser um touro entre os amigos, mas ter medo de um simples exame de 15 segundos.

E esse é o tema da nossa campanha sobre saúde do homem. Acesse a página, entenda ainda mais como cuidar de sua saúde e diminua os riscos que o câncer de próstata traz. #cuidadobicho!

Deixe seu comentário