Tem gente que lembra dele só na hora de ir para a praia ou piscina. Mas o protetor solar precisa estar presente em outras ocasiões – precisamente, no dia a dia. E como companheiro de todas os dias, é muito importante saber como escolher o protetor solar certo.

Tonalidades e tipos de peles diferentes pedem protetores específicos que podem garantir a melhor proteção. E, na dúvida, vale sempre lembrar de uma regra simples: o protetor solar precisa ser sempre acima de 30, como indica a Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Quer outras dicas sobre protetor solar? Siga conosco e confira.

Como o protetor solar protege a pele?

A principal função do protetor solar é proteger a pele da radiação ultravioleta, UVA, UVB. Entre os efeitos da radiação solar estão as manchas e envelhecimento precoce da pele, causados pelos raios UVA, e as queimaduras solares e vermelhidão são causadas pelos raios UVB.

Os raios UVA são considerados a principal causa de câncer de pele, já que penetra profundamente e pode causar o câncer melanoma – responsável por 80% de casos de câncer de pele no mundo.

Como escolher o protetor solar certo?

A principal atenção é quanto ao Fator de Proteção Solar, que nas embalagens vem descrito como FPS. Quanto maior o FPS, por mais tempo o protetor protegerá a pele.

Entre os principais pontos que devem ser considerados, estão:

  • Histórico familiar de câncer de pele
  • Rotina de exposição solar constante
  • Presença de melasma ou rosácea
  • Tratamentos que sensibilizaram a pele
  • Tom da pele
  • Tipo de pele
  • Idade

Qual FPS é indicado para cada tom de pele?

Para pele branca

Quanto mais clara a pele, mais alto deve ser o FPS. Para pessoas que têm a pele bem branca, o ideal é escolher o protetor com FPS 60 ou mais.

Para pele morena

Peles morenas ou pardas devem ser protegidas inicialmente com FPS 50 ou mais, podendo diminuir para FPS 30 quando a pele já está habituada ao sol.

Para pele negra

A proteção é igualmente importante para peles negras, ainda que a maior quantidade de melanina seja um fator de proteção natural para as camadas dérmicas. O protetor solar recomendado é o de FPS 30.

Qual é o tipo de protetor solar ideal para cada tipo de pele?

Para pele normal

Por ter um nível de oleosidade controlada, os tipos de protetores solar mais indicado são loção, spray ou sérum.

Para pele seca

Por não ter oleosidade, a pele seca não corre riscos de ter excesso de brilho. Nesse caso, as loções cremosas são boas opções.

Para pele sensível

Se esse é o seu tipo de pele, prefira o protetor solar em gel ou creme.

Para pele oleosa

É o tipo de pele que mais sofre no verão. Então o ideal é escolher um protetor solar oil free ou sérum toque seco. Dessa maneira, o protetor será absorvido rapidamente sem deixar a pele gordurosa.

Onde e como aplicar o protetor solar?

Você já sabe que aplicar o protetor solar diariamente é muito importante para se proteger dos malefícios que o sol causa. E sabe também qual é o FPS recomendado para o seu tipo de pele.

Mas quanto protetor deve ser aplicado em cada região do corpo? Confira:

Na face

O equivalente a um grão de ervilha.

Na região da face, orelhas, pescoço e cabeça

O equivalente a uma colher de chá.

Nos braços, dorso, tórax e abdômen

O equivalente a uma colher de chá por aplicação.

Nas pernas

O equivalente a duas colheres de chá.

Para crianças, recomenda-se a metade das quantidades indicadas.

Vale lembrar que o protetor solar deve ser aplicado duas vezes por dia quando há exposição regular ao sol. Em situações de excesso de suor e mergulhos, o protetor deve ser reaplicado imediatamente.

Entender os benefícios do filtro solar é só uma parte das importantes dicas de prevenção ao câncer de pele. Para saber muito mais, confira nossa campanha Cuidado é Coisa de Pele, com informações preciosas para proteger você e sua família.

Deixe seu comentário