Ouviu falar em tumor benigno e ficou com medo? A gente explica os motivos de manter a tranquilidade. Confira!

Geralmente, o tumor se forma pelo crescimento de células. Se as células mantêm suas características usuais e respeitam limites do tecido em que se encontram, dizemos que são um tumor benigno.

No caso do câncer, as células malignas apresentam certas características marcantes que definem seu desenvolvimento: crescimento desregulado, com capacidade de invadir tecidos próximos e de se espalhar pelo corpo, promovendo crescimento em locais distantes de sua origem.

Entender as diferenças entre ambos é uma maneira importante de se aprofundar no assunto e até mesmo de sentir mais confiança no tratamento.

E é para ajudar a entender as diferenças entre tumor benigno e maligno que preparamos os tópicos abaixo.

Siga com a gente e boa leitura!

Qual a diferença entre tumor benigno e tumor maligno

 

Tumor benigno

De maneira geral, o tumor benigno é o menos nocivo. É comum a recorrência desse tipo de tumor em lesões de pele, fibromas de mama, órgãos ginecológicos e pólipos intestinais.

Se as células do tumor benigno sofrerem mutações que as tornem malignas vão dar origem a um câncer. Caso negativo, o problema ficará restrito a seu crescimento local e eventual interferência com a função do órgão.

Como tratar o tumor benigno?

A remoção desse tipo de tumor se dá, geralmente, por meio de cirurgia. Na operação, são removidos o tumor e um pequeno pedaço do órgão alcançado.

Como a operação é o tratamento mais eficiente, o tratamento é relativamente tranquilo, com possibilidade de breve alta médica, havendo apenas a necessidade de acompanhamento periódico para garantir que outros tipos de tumor não voltem a crescer.

Tumor maligno

Já o tumor maligno, como seu nome descreve, é o mais perigoso à saúde. Diferente do tumor benigno, o maligno cresce e se espalha rapidamente, utilizando vasos sanguíneos para se nutrir, em um processo chamado angiogênese.

Quando apresentam núcleos deformados, os tumores malignos têm a capacidade de invadir outros órgãos por meio da corrente sanguínea, iniciando o perigoso processo de metástase.

Como é o tratamento do tumor maligno?

O tratamento oncológico pode ser de diferentes maneiras. Entre as possibilidades para o controle do tumor estão os tratamentos loco-regionais: cirurgia e quimioterapia; e os tratamentos sistêmicos: terapia antineoplástica e imunoterapia.

Ainda que o tumor seja maligno, ele é, sim, passível de cura – desde que seja diagnosticado no início e o paciente mantenha todo o acompanhamento médico necessário.

Tumor benigno é câncer?

O tumor benigno não é considerado um câncer. Pelo fato de seu crescimento ser mais lento e sua remoção ser possível por meio de cirurgia, esse tipo de tumor tende a ser rapidamente removido, com 100% de chances de cura.

Sobre qualquer tipo de tumor, é importante lembrar que não há como prever o surgimento do câncer, mas existem fatores que podem desencadear a má formação de células, como:

  • Sedentarismo
  • Dietas inadequadas
  • Excesso de sal e açúcar
  • Consumo frequente de alimentos ultraprocessados
  • Além de risco maior quando há histórico familiar

Na dúvida, vale a pena buscar por informações de fontes médicas confiáveis e sempre que possível, abordar o assunto câncer com a família e amigos, afinal, quanto mais você fala, mais fraco ele fica.

Deixe seu comentário