O Dia Mundial do Coração se tornou oficial no ano 2000 e, desde então, ocorre todos os anos, no dia 29 de setembro. Ele tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde do coração. De acordo com o Ministério da Saúde, acontecem 300 mil infartos agudos do miocárdio todos os anos e 30% desses casos resultam em óbito.

Uma das maiores dificuldades quando falamos em doenças vasculares é que elas costumam ser assintomáticas. Como não há nenhuma indicação do problema, a maioria das pessoas só descobre que precisa de algum tipo de cuidado quando algum quadro se manifesta.

Continue a leitura e saiba como prevenir e identificar as doenças do coração!

Prevenção das doenças cardiovasculares

Existem diversas doenças cardiovasculares. Além do infarto agudo do miocárdio (IAM), também podemos citar: acidente vascular cerebral (AVC), doenças nas válvulas cardíacas, aneurisma na aorta, arritmias cardíacas, trombose venosa, febre reumática, hipertensão, endocardite, entre outras.

Como dito, as doenças cardiovasculares são assintomáticas, apresentando sintomas apenas quando ocorrem quadros como dores no peito, alterações no ritmo cardíaco, desmaio, inchaço nas pernas, dificuldades para respirar ou mesmo infartos. Portanto, a melhor maneira de combatê-las é realizando exames preventivos.

Colesterol: um inimigo silencioso

Redução do estresse

O estresse também é um fator prejudicial para a saúde do coração. Isso porque ele provoca uma descarga de adrenalina por meio das glândulas suprarrenais, aumentando a pressão arterial.

Saiba mais sobre o estresse e suas consequências

Cuidados com a alimentação

É preciso reduzir o consumo de alimentos gordurosos, pois eles provocam a formação de placas ateroscleróticas. Estas obstruem as artérias e dificultam o fluxo sanguíneo. Além disso, o sal pode elevar a pressão arterial e demandar mais força para manter o sangue circulando pelo corpo.

Alimentos industrializados e fast foods costumam ter muito desses componentes. Sendo assim, opte por frutas, verduras, legumes, carnes magras, grãos e cereais.

Conheça nossa campanha sobre hipertensão

Consumo de cigarro e bebidas alcoólicas

O álcool causa danos às células do coração e contribui para o desenvolvimento de males como insuficiência cardíaca, obstrução de artérias e arritmias. O cigarro, por sua vez, eleva a pressão arterial e contribui para o entupimento das artérias, além de formar dióxido de carbono, que faz o coração acelerar e trabalhar mais para gerar mais oxigênio.

Beber socialmente x alcoolismo – a linha tênue

Prática de atividades físicas

A prática de atividades físicas ajuda na prevenção de diversas doenças, inclusive cardiovasculares. Além disso, elas também contribuem para a redução do estresse e para a melhora da saúde emocional.

A recomendação geral é realizar exercícios três vezes por semana. No entanto, o ideal é consultar-se com um médico antes para poder realizar as atividades adequadamente. Quando se trata de doenças do coração, alguns exercícios físicos não são recomendados.

Confira nossa campanha sobre a prática de exercícios físicos

Importância do check-up médico

O check-up anual é muito importante para identificar doenças cardiovasculares. Nele, o médico pode solicitar exames sanguíneos para medir a taxa de colesterol, os triglicérides, as vitaminas e os níveis de glicose. Também pode ser realizado o teste ergométrico, para obter um panorama completo da saúde do coração.

Jovens também podem desenvolver problemas cardíacos

Muita gente ainda acredita que apenas pessoas acima dos 40 anos estão sujeitas a problemas cardiovasculares, mas isso é um equívoco. Na verdade, até mesmo crianças e jovens podem desenvolvê-las.

O cuidado com o coração deve ocorrer durante toda a vida, assim como a realização dos exames. Em muitos casos, é possível realizar tratamentos antes que ocorram situações trágicas. Fique atento!

Agora que você já sabe como cuidar do seu amigo do peito, nos ajude a levantar a bandeira do Dia Mundial do Coração e compartilhe este artigo. Quanto mais propagarmos informações preventivas, melhor!

Confira também a nossa campanha do Dia Mundial do Coração