O Dia das Crianças, comemorado no dia 12 de outubro no Brasil, tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre os cuidados que os pequenos precisam nesta etapa da vida. Este ano, nós vamos falar sobre um tema muito importante: o uso do capacete infantil.

Necessário para várias atividades, nem todo mundo sabe, mas existem tipos, tamanhos e maneiras diferentes de utilizá-los em uma delas. Continue a leitura e saiba mais sobre o tema!

Por que usar o capacete?

Apesar de já ser de conhecimento geral que o capacete infantil seja importante para prevenir ferimentos na cabeça, ainda é comum encontrar crianças andando de bicicleta, patins e outras atividades sem essa proteção.

O problema é que nunca se sabe quando acidentes podem acontecer. Mesmo em uma rua tranquila ou um parque, quedas e colisões podem ter desfechos trágicos. E em 88% dos casos, o capacete pode evitar ferimentos graves, mas precisa ser escolhido e usado de modo adequado, como veremos a seguir.

Como escolher o capacete ideal?

Existem alguns fatores que precisam ser cuidadosamente avaliados antes de comprar o capacete. Nós os separamos e explicamos para você.

Escolha de acordo com o uso

O primeiro passo é avaliar qual será o uso do capacete. Para andar de bicicleta, skate ou patins, o capacete convencional, também chamado de “capacete coquinho”, é suficiente. Ele protege a frente da cabeça e a nuca.

Já para andar em veículos elétricos infantis ou na garupa de uma moto, o capacete precisa ter queixeira e viseira, e não pode ser móvel. Se a criança pratica ciclismo de aventura ou motocross, existem capacetes especializados que costumam ser um meio termo entre os convencionais e os de moto.

Confira o melhor tamanho

Nada de comprar um capacete maior para que ele possa ser utilizado por mais tempo. Para assegurar a proteção, o capacete precisa ser mais justo e, ao mesmo tempo, confortável. As lojas costumam vender os tamanhos P, M e G.

Caso não tenha a possibilidade de testar o capacete na cabeça da criança antes de comprá-lo, meça a circunferência da cabeça do pequeno com uma fita métrica, logo acima das sobrancelhas e orelhas. Depois, confira as dimensões do capacete.

Confira a qualidade, regulagem e travamento

Quando falamos em segurança, a economia pode sair caro. Por isso, opte por capacetes com bons materiais, como os de ABS ou EPS que têm casco em plástico. Como crianças tendem a sujar com mais frequência os capacetes, veja a possibilidade de adquirir um modelo que tenha forro removível e lavável.

Além disso, verifique a maneira disponível para regulagem do capacete, bem como o sistema de travamento. Ambos ajudam no melhor encaixe e impedem que ele caia da cabeça.

Como colocar o capacete da maneira correta?

A maneira de colocar o capacete também faz toda a diferença para que ele proporcione mais segurança. Veja o passo a passo abaixo:

  1. Posicione o capacete alinhado com a parte baixa da testa, deixando uma distância de dois dedos para não limitar a visão e proteger a testa em caso de quedas e colisões.
  2. As alças laterais devem formar um “Y” abaixo das orelhas e ter a mesma altura dos dois lados.
  3. A tira do queixo deve estar firme e não deve ter o espaço entre a alça e o queixo.

A proteção evita que um dia de lazer se torne um dia trágico. Neste Dia das Crianças e em todos os outros, invista em segurança!

Confira abaixo o vídeo com o tema:

Conheça outras campanhas de saúde em: dorconsultoria.com.br/campanhas