Você já ouviu falar no médico de família? Especializado na área de medicina da família e comunidade, ele atua ajudando na promoção da saúde e analisando diversos aspectos que vão muito além de problemas pontuais de saúde. Quer conhecer melhor a atuação desse profissional e as vantagens de você e a sua família se consultarem com ele? Confira o conteúdo a seguir!
O que faz o médico de família?
Além fazer a faculdade e a residência médica, o profissional que atua nessa especialidade precisa prestar uma prova de titulação para se habilitar a este tipo de atendimento. Seu objetivo é prestar assistência integral às famílias, conhecendo o histórico de saúde, o contexto familiar, social e até mesmo as angústias e os planos do paciente.
Os atendimentos são feitos às pessoas de qualquer gênero, idade e condição de saúde. O paciente é visto pelo todo e não reduzido às suas doenças e sintomas. O atendimento é humanizado e focado no cuidado, para que as recomendações médicas sejam personalizadas. Eles atendem em ambulatórios, clínicas e hospitais, no setor público e privado.
Quais são os benefícios em buscar o atendimento do médico de família?
Por conta de seu atendimento diferenciado, optar por se consultar com um médico de família pode gerar diversos benefícios. Para começar, como pode acompanhar o paciente desde sua concepção e entende o contexto de forma geral, ele consegue resolver quase todos os problemas durante a consulta.
Quando necessário, pode encaminhar o paciente para o especialista mais adequado e conduzir os atendimentos futuros, levando em consideração os diagnósticos, exames e informações que forem obtidos. Entre outros benefícios que esse tipo de atendimento pode proporcionar estão:
- melhora da qualidade de vida;
- manutenção da saúde;
- prevenção e diagnóstico precoce de doenças;
- redução de procedimentos, exames e intervenções desnecessárias ou que possam trazer riscos.
É possível buscar por seu atendimento em qualquer situação, seja em um momento em que esteja com algum problema de saúde ou para fazer um check-up e iniciar o acompanhamento ao longo da vida. Gestantes também podem se consultar para que o acompanhamento da criança seja realizado desde o período da gestação. Confira o vídeo abaixo com outras informações sobre o tema:
Qual a diferença entre o médico da família e o clínico geral?
Existem diferenças na atuação do médico da família e o clínico geral. A principal delas é que o clínico geral atende somente adultos e avalia o quadro do paciente individualmente. Já o médico de família, não tem restrições de idade, nem do tipo de problema de saúde que essa pessoa tenha ou possa ter.
Ele analisa o histórico de saúde da família, o ambiente em que o paciente convive e olha o quadro como um todo. Não há aqui uma comparação entre especialidades. Cada uma tem um objetivo e as duas são importantes.
Dia 5 de dezembro é o Dia Nacional do Médico de Família e Comunidade. Para celebrar, que tal compartilhar essas informações com seus amigos e familiares para que cada vez mais pessoas possam entender e buscar o tratamento com esse profissional?
Se você tem, ou pretende ter, plano de saúde, confira o nosso guia do plano de saúde e tenha acesso a dicas sobre como aproveitar ao máximo o seu benefício!