Mesmo sendo uma das doenças mais antigas conhecidas pela humanidade, a tuberculose segue causando vítimas até hoje no mundo todo. Só Brasil, todo ano, são registrados cerca de 70 mil casos, responsáveis por mais de 4 mil óbitos.
Saiba mais sobre a tuberculose e entenda as formas de prevenção e tratamento.
Descobrimento da tuberculose
A doença foi descoberta pelo bacteriologista alemão Robert Koch em 1882, mas há evidências da tuberculose em ossos pré-históricos, datados de 8.000 a.C.
Causa
A doença é causada pela bactéria Mycobacterium tuberculosis, conhecida como bacilo de Koch. O tipo mais comum de tuberculose é a pulmonar, que destrói os alvéolos dos pulmões e pode romper os vasos sanguíneos da região, mas há também outros tipos:
Tuberculose miliar: quando a tuberculose não é contida e sofre um agravamento, o paciente passa a apresentar pequenas lesões na pele, que podem alcançar as meninges e o fígado, por exemplo.
Tuberculose ganglionar: acontece quando o bacilo de Koch alcança o sistema linfático e atinge os gânglios do pescoço, nuca, axilas, virilha e abdômen.
Transmissão
A tuberculose é transmitida por via respiratória, ou seja, pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa sem tratamento. Importante lembrar que a doença não é transmitida por objetos compartilhados, como talheres ou copos, por exemplo.
Sintomas
- Tosse por 3 semanas ou mais
- Febre vespertina
- Sudorese noturna
- Emagrecimento
- Produção de catarro
- Sudorese
- Cansaço
- Dores no peito
- Perda de apetite
- Emagrecimento
- Escarro com sangue (casos mais graves)
Caso apresente qualquer um dos sintomas, procure atendimento médico o quanto antes, pois o tratamento deve ser iniciado imediatamente.
Diagnóstico
Para que o diagnóstico de tuberculose seja confirmado, o paciente com suspeita deverá ser avaliado por um médico, que realizará a baciloscopia (ou exame do escarro), que identifica se o paciente elimina ou não os bacilos – que são fonte de transmissão da tuberculose.
Também identificam a tuberculose o teste PPD (também conhecido como teste tuberculínico ou reação de Mantoux), que é feito em laboratórios através de uma pequena injeção contendo proteínas derivadas da bactéria debaixo da pele, e a radiografia do tórax. Do exame de escarro, o profissional de saúde poderá solicitar uma radiografia do tórax.
Tratamento
O tratamento contra a tuberculose é feito com antibióticos, é 100% eficaz e dura, no mínimo, 6 meses. Os sintomas costumam desaparecer após algumas semanas, mas, mesmo assim, é necessário manter a medicação durante todo o período recomendado pelo médico para evitar complicações.
Prevenção
Em primeiro lugar, para prevenir a tuberculose, é fundamental garantir a vacina BCG na infância. Além disso, como o bacilo é sensível à luz solar e a circulação de ar permite que as partículas contaminadas se dispersem, vale manter os ambientes sempre iluminados e arejados.
Confira abaixo o vídeo informativo:
Para mais informações de saúde, acesse nosso site.