A hipertensão arterial, também chamada de pressão alta, é o principal fator de risco para doenças cardiovasculares. E ocorre quando a pressão se mantém acima de 140 por 90 mmHg. Além disso, muitos mitos e verdades cercam o assunto.
Ela se trata de uma doença que ataca os vasos sanguíneos, coração, cérebro, olhos e pode causar até paralisação dos rins. Confira abaixo, 7 mitos e verdades sobre a hipertensão arterial, além de informações valiosas sobre sintomas, causas, diagnóstico e muito mais!
1. O estresse aumenta a pressão arterial
Verdade!
O estresse aumenta a estimulação do sistema nervoso simpático e, consequentemente, provoca elevação da pressão arterial, redução da circulação do sangue nas coronárias, aumento do consumo de oxigênio pelo músculo cardíaco e instabilidade elétrica no coração, podendo ocasionar arritmias cardíacas e infarto.
Vale comentar também que cerca de 15% dos infartos são causados por uma situação de estresse repentino e intenso.
2. A hipertensão é mais comum entre as mulheres
Mito!
Na verdade, há uma prevalência um pouco maior em homens. No entanto, após a menopausa, a situação se inverte, com maior preponderância da doença entre elas.
Isso porque, nessa fase, há diminuição da produção de estrogênio, protetor natural do sistema arterial.
3. A hipertensão pode não apresentar sintomas
Verdade!
Na maioria das vezes, a hipertensão não apresenta sintomas.
4. Os sintomas da hipertensão não costumam aparecer nem quando a pressão sobe muito
Mito!
Com a pressão muito elevada, podem ocorrer dores no peito, dor de cabeça, tonturas, zumbido no ouvido, fraqueza, visão embaçada e sangramento nasal.
5. Medir a pressão regularmente é a única maneira de diagnosticar a hipertensão
Verdade!
Pessoas acima de 20 anos de idade devem medir a pressão ao menos uma vez por ano. Em caso de hipertensos na família, deve-se medir no mínimo duas vezes por ano.
6. Pressão alta tem cura
Mito!
Apesar de não ter cura, a hipertensão tem tratamento e pode ser controlada. Vale lembrar que somente o médico poderá determinar o melhor método para cada paciente.
7. Um estilo de vida saudável é imprescindível no tratamento da pressão alta
Verdade!
Algumas boas práticas vão ajudar não só em doenças como a hipertensão, mas como em muitas outras:
- manter o peso adequado;
- não abusar do sal;
- praticar atividades físicas regularmente;
- não fumar;
- moderar o consumo de álcool;
- evitar alimentos gordurosos etc.
Agora que você conhece alguns mitos e verdades sobre a hipertensão arterial, confira abaixo o vídeo sobre a nossa campanha e compartilhe-o. Afinal, a boa informação salva vidas!