O mês de junho é conhecido por muitas celebrações e datas comemorativas, mas uma delas se destaca pela oportunidade de salvar vidas: o Junho Vermelho. Os dados são alarmantes: de acordo com dados do Ministério da Saúde, a cada 1.000 pessoas, apenas 14 são doadoras de sangue regulares.

Esse número está muito abaixo do que a Organização Mundial da Saúde recomenda e campanhas como essa podem ajudar a promover conscientização. Entenda melhor a data e como fazer a sua parte para mudar esse cenário.

O que é Junho Vermelho?

Junho Vermelho é uma campanha que tem como objetivo incentivar a doação de sangue, de modo que os estoques dos hemocentros brasileiros tenham abastecimento suficiente para o atendimento dos pacientes.

Realizada desde 2015, a campanha é feita no mês de junho por conta da celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue, no dia 14 de junho. Essa data, por sua vez, homenageia Karl Landsteiner – médico e biólogo ganhador do Prêmio Nobel pela classificação do sistema ABO e descoberta do Fator Rh.

Além disso, no mês de junho as temperaturas ficam mais baixas e as pessoas reduzem as doações, causando a diminuição nos estoques de sangue nos bancos. Por isso, é fundamental que as pessoas conheçam e apoiem a campanha.

Por que doar sangue é compartilhar vida?

Doar sangue é mais do que um simples ato de solidariedade; é compartilhar vida de maneira direta e significativa. A relevância da doação de sangue para salvar vidas é inquestionável, uma vez que o sangue é essencial para o funcionamento do organismo e desempenha diversas funções vitais.

Em diversas situações, a doação de sangue se torna fundamental para salvar vidas. Acidentes graves, como traumas e desastres naturais, podem resultar em perdas sanguíneas significativas, necessitando de transfusões de sangue imediatas para reverter quadros de choque e garantir a sobrevivência dos pacientes.

Além disso, a doação de sangue é essencial em cirurgias, onde há a possibilidade de perdas sanguíneas consideráveis. Pacientes com doenças graves, como câncer e distúrbios do sangue, também podem precisar de transfusões regulares para manter sua qualidade de vida e combater os efeitos colaterais do tratamento.

A doação de sangue é uma verdadeira demonstração de empatia e cuidado com o próximo, além de ser um processo simples que não prejudica o doador. Cada pessoa adulta tem cerca de cinco litros de sangue no organismo. Em cada doação, são retirados até 450 ml, que podem salvar até quatro vidas.

Existem benefícios para os doadores?

O maior benefício da doação de sangue é a satisfação de realizar uma ação simples que pode transformar vidas de pessoas que precisam de ajuda. Como bônus, também é possível ter benefícios para a própria saúde.

Após a doação, o organismo inicia um processo de reposição das células sanguíneas perdidas, estimulando a produção de novas células. Isso ajuda a renovar o sistema circulatório, promovendo uma melhoria na oxigenação dos tecidos e órgãos, o que pode contribuir para uma sensação de bem-estar, além de reduzir as chances de algumas doenças.

Além disso, antes de doar sangue, o doador passa por uma triagem médica abrangente, em que são realizados exames para verificar a pressão arterial, níveis de hemoglobina e outras condições de saúde. Isso pode ser útil para identificar possíveis problemas de saúde que, muitas vezes, podem ser desconhecidos pelo doador.

Alguns estados e municípios ainda oferecem outros benefícios. Em São Paulo, por exemplo, a Lei n 12.147/2005 isenta o pagamento de taxas de inscrição em concursos públicos para os doadores de sangue.

No Paraná, além da isenção, a Lei Estadual 13.964/2002 concede 50% de descontos em eventos culturais e artísticos conveniados.

Como se tornar um doador de sangue?

Para se tornar um doador de sangue, basta procurar um dos postos de coleta que estão presentes em todo Brasil. São mais de 32 hemocentros públicos, você pode consultar o mais próximo por meio da ferramenta do Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea (REDOME).

Em São Paulo, também é possível ir até um dos postos de coleta da Fundação Pró-Sangue, que possibilita o agendamento do processo.

Se você trabalha com vínculo empregatício, pode tirar um dia de folga por ano para doar sangue, sem prejuízo salarial. O mesmo se estende à doação de medula óssea, que requer um cadastro prévio e avaliação antes de ser realizada.

Quem pode doar?

De acordo com o Ministério da Saúde, existem alguns requisitos para se tornar doador:

  • Ter idade entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos devem possuir consentimento formal do responsável legal);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Estar alimentado e não ingerir alimentos gordurosos antes da doação;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas;
  • Apresentar documento de identificação com foto emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Carteira Nacional de Habilitação, Carteira de Trabalho, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro, Certificado de Reservista e Carteira Profissional emitida por classe ou documentos digitais com foto).

Além disso, é importante saber que existem impedimentos temporários como doenças, gestação, amamentação, entre outros, além de impedimentos definitivos. Abordamos todos eles em nosso outro conteúdo.

Pessoas LGBTQIAP+ podem doar sangue?

A resposta é: sim! Apesar de pouco tempo atrás existir uma restrição, em 2020, o Supremo Tribunal Federal (STF) a reverteu, considerando as regras discriminatórias. Assim como acontece com todos os outros doadores, pessoas LGBTQIAP+ também realizam os testes e o material é usado somente quando passa por todas as análises necessárias.

Existe limite de doações de sangue?

A doação de sangue é um processo seguro, mas existem restrições de frequência em que ele pode ser realizado, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar tanto do doador quanto do receptor.

  • Homens: podem doar a cada 60 dias, com o limite máximo de 4 doações a cada 12 meses.
  • Mulheres: podem doar a cada 90 dias, com o limite máximo de 3 doações a cada 12 meses.

Esses intervalos garantem que o doador tenha tempo suficiente para se restabelecer completamente e evitar a exaustão do corpo devido a doações frequentes.

É tempo de compartilhar vida!

Apoie a campanha Junho Vermelho, realize a doação de sangue e vá além: compartilhe nas redes sociais a ação para incentivar mais pessoas a fazerem o mesmo. Junte-se a nós na campanha #CompartilheVida:

E não se esqueça: a doação pode ser feita o ano todo, não apenas em junho, e muitas pessoas podem ter suas vidas transformadas com o seu ato de solidariedade!