Você sabia que o uso do celular pode atrapalhar o sono e prejudicar a sua saúde física e mental? Pois é. Esse hábito tão comum na atualidade pode interferir na sua higiene do sono, que é o conjunto de práticas e comportamentos que favorecem a qualidade do sono.

Mas por que o celular é tão prejudicial para o nosso sono? E o que podemos fazer para evitar os seus efeitos negativos? Neste artigo, vamos responder a essas perguntas e te dar algumas dicas e recomendações para melhorar a sua higiene do sono. Confira!

Por que o celular atrapalha o sono?

A higiene do sono é essencial para o nosso bem-estar, pois o sono é uma função vital que regula o nosso organismo, o nosso humor, a nossa memória, a nossa imunidade, entre outros aspectos. Dormir bem é tão importante quanto se alimentar bem ou fazer exercícios físicos.

No entanto, muitos fatores podem atrapalhar a nossa higiene do sono, como o estresse, a ansiedade, o barulho, a iluminação, a temperatura, etc. E um dos principais vilões do sono na atualidade é o celular, que muitas vezes nos acompanha até a hora de dormir. O impacto do celular sobre o nosso sono é intenso e pode ocorrer de várias formas, como:

  • Estímulo cerebral – os estímulos visuais, auditivos e cognitivos podem deixar o nosso cérebro em estado de alerta, dificultando o relaxamento e o adormecimento. Além disso, o celular pode nos distrair de outras atividades que poderiam nos ajudar a dormir melhor, como ler um livro, meditar, ouvir música etc.
  • Emissão de luz azul – o celular emite uma luz azul, que é a mais energética do espectro visível, e pode inibir a produção de melatonina, o hormônio do sono. A melatonina é responsável por regular o nosso ciclo circadiano, que é o nosso relógio biológico e nos indica quando devemos dormir e acordar. Se a melatonina é reduzida, o nosso sono pode ficar desregulado, atrasado ou interrompido.
  • Ansiedade e estresse – o celular pode nos causar ansiedade e estresse por causa das notificações, das mensagens, das redes sociais etc. Esses fatores podem gerar sentimentos negativos, como preocupação, medo, raiva e frustração, afetando o nosso sono. Além disso, o celular pode nos fazer perder a noção do tempo, fazendo com que durmamos menos do que o necessário.

O que fazer para evitar os efeitos negativos do celular sobre o sono?

Agora que você já sabe que o celular pode atrapalhar o sono, existem maneiras de conseguir utilizá-lo de forma saudável e assim ter um sono melhor. Confira as dicas abaixo.

Desligue o celular pelo menos uma hora antes de dormir

Desligar o celular pelo menos uma hora antes de dormir é uma das melhores formas de evitar os efeitos negativos do celular sobre o seu sono. Isso porque você vai se livrar da luz azul, dos estímulos, das notificações etc., que podem interferir na sua produção de melatonina, no seu relaxamento e no seu adormecimento.

Coloque o celular em modo silencioso ou “não perturbe”

Se você não quiser ou não puder desligar o celular antes de dormir, pelo menos coloque-o em modo silencioso ou “não perturbe”. Isso vai evitar que as notificações sonoras te incomodem ou te acordem durante a noite, o que pode prejudicar a continuidade e profundidade do seu sono. Além disso, você vai evitar a tentação de checar o celular a cada barulho ou vibração, o que pode te distrair e estimular.

Use aplicativos que reduzem a emissão de luz azul

Se você precisar usar o celular antes de dormir por algum motivo importante ou urgente, uma dica é reduzir a luz do celular ou usar aplicativos que reduzem a emissão de luz azul do aparelho. Eles alteram a tonalidade da tela, deixando-a mais avermelhada ou amarelada, o que pode diminuir o impacto da tela sobre a sua produção de melatonina.

Se acordar no meio da noite, evite pegar o celular

Por fim, se você acordar no meio da noite, evite pegar o celular. Isso vai evitar que você interrompa o seu ciclo de sono e que você se exponha novamente à luz azul e aos estímulos do aparelho. Em vez disso, tente voltar a dormir naturalmente ou use alguma técnica de relaxamento.

Agora que você sabe como usar o celular sem prejudicar o seu sono, que tal experimentar essas dicas hoje mesmo? Você vai ver como o seu sono vai melhorar e a sua saúde também. Lembre-se: o celular é um ótimo recurso, mas deve ser usado com moderação e consciência. Confira também nossa campanha do Dia Mundial do Sono: